Os jogos de video não substituem o exercício físico

Os jogos de video não substituem o exercício físico

Os jogos de video não substituem o exercício físicoNuma era onde a tecnologia marca presença como a mais aliciante e comodista forma de entretenimento a que se pode ter acesso, os jogos de video assumem-se como o passatempo de eleição da maioria dos jovens dos dias de hoje, tendência que, aliada ao cada vez mais comum estilo de vida alimentar desequilibrado, tem vindo a contribuir activamente para um número cada vez mais elevado de pessoas com problemas de obesidade. A todo este cenário de decadência do estilo de vida juvenil, associam-se problemas de saúde como os diabetes e as doenças cardiovasculares, cujos números de incidência começam a assumir proporções preocupantes; proporções essas que, caso as tendências se mantenham, continuarão a subir em flecha, fazendo assim com que cheguemos a um ponto em que uma boa parte da população acabe por, eventualmente, desenvolver qualquer tipo de problema de saúde associado ao sedentarismo.

Apesar de representar uma divertida e entusiasmante forma de entretenimento, que poderá revelar-se como uma excelente meio de relaxar e passar o tempo, os jogos de vídeo não constituem, de formas alguma, um substituto para o exercício físico. Não só, na maioria das vezes, não exigem qualquer tipo de esforço físico, como ainda incentivam ao consumo de alimentos excessivamente calóricos, como é o caso de batatas fritas, dos refrigerantes, e de muitas outras comidas rápidas, que geralmente funcionam como um apetecível complemento às mais diversas práticas sedentárias de diversão e entretenimento.

A reeducação destes hábitos, que tão nocivos se podem revelar, não são apenas da responsabilidade daqueles que os adoptam, mas também dos Pais e encarregados de educação que permitem que os seus filhos desenvolvam um estilo de vida tão sedentário e contraproducente. De forma a evitar todos os problemas que poderão ter origem nestes hábitos, é importante redescobrir o prazer associado à prática desportiva, e desenvolver uma noção consciente dos benefícios de vital importância associados à mesma. Não só um excelente promotor da saúde e bem-estar, a actividade física é, também, uma das mais divertidas e entusiasmantes formas de entretenimento a que poderá ter acesso, daí ser imprescindível que marque uma presença activa e constante na sua vida.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.