Benefícios do descanso

Os Benefícios do Descanso Para a Saúde

Benefícios do descansoQuando se fala em hábitos de vida saudável, é normal o foco estar na alimentação e na atividade física. Contudo, há um terceiro pilar que é muitas vezes esquecido ou descurado: o descanso. O descanso tem um papel essencial na saúde física e mental do organismo, e como tal, deve ser considerado da mesma forma como a alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico. Saiba mais sobre os benefícios do descanso para a sua saúde e comece já a preocupar-se em dormir 8 horas diárias.

Benefícios do descanso

O descanso traz inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, quando se fala em descansar, estamos a referir-nos a um descanso apropriado, de 8 horas de sono por dia. Na realidade, quantas pessoas dormem verdadeiramente este tempo todos os dias? A maior parte acaba por dormir 5 ou 6 horas, ou então, mais, mas muito fragmentado, não permitindo que o corpo recupere totalmente do cansaço e stress do dia anterior. Conheça de seguida os benefícios de que pode usufruir de um descanso apropriado.

Fortalece a memória

Está provado que o cérebro utiliza as horas de sono para fazer uma filtragem das informações do dia anterior, guardando as mais importantes e eliminando as acessórias, formando ainda ligações entre as novas informações com as já acumuladas. É portanto essencial um sono adequado para conseguir melhorar a memória e as capacidades de aquisição de novos conhecimentos.

Combate a hipertensão

As noites mal dormidas ou com poucas horas de sono aumentam a atividade de adrenalina do organismo, o que eleva a pressão arterial durante a noite. Pelo contrário, uma noite bem dormida ajuda a ter níveis adequados.

Controla o diabetes

Um sono pouco adequado desenvolve nos pacientes diabéticos uma maior resistência à insulina, dificultando dessa forma o controlo dos níveis de glicose. Além disso, a regularidade de noites com poucas horas de sono ou mal dormidas pode mesmo favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

De acordo com alguns estudos, dormir poucas horas cria desequilíbrios na produção hormonal, levando a que o organismo tenha maiores probabilidades de sofrer problemas como colesterol elevado, derrames cerebrais, AVC, ataques cardíacos e outras doenças relacionadas com o coração e o sistema circulatório. Pelo contrário, dormir um sono adequado todos os dias reduz em muito o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Previne depressão

De uma forma geral, dormir pouco provoca um permanente estado de tensão e stress, que aumentam e muito as probabilidades de desenvolvimento de depressões. Pelo contrário, um descanso efetivo ajuda a manter o cérebro mais relaxado e calmo.

Previne a obesidade

Durante o período em que está a dormir, o corpo produz uma hormona que o ajuda a sentir-se saciado. Se não dormir o tempo suficiente, essa produção será baixa, tendo assim mais dificuldades durante o dia em controlar o apetite. Além disso, as pessoas que dormem menos queimam muito menos gordura que aqueles que dormem o tempo considerado correto.

Favorece o desempenho físico

É durante um sono profundo e sem interrupções que o organismo produz a hormona responsável pelo crescimento. Esta hormona tem a função de ajudar a manter o tónus muscular, melhorar o desempenho físico, evitar a acumulação de gordura, e ainda, ajudar a combater o enfraquecimento dos ossos.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.