Rica Saude

Os benefícios da corrida lenta

perder pesoFazer corrida ou praticar running como dizem alguns, é uma actividade física que tem estado muito na moda ultimamente. E não será caso para menos. É barato, pode-se praticar em qualquer altura e lugar, e é uma actividade ao alcance de qualquer pessoa. Ou melhor, ao alcance de quase qualquer pessoa.

O inconveniente da corrida é o facto de ser considerada como sendo um desporto de grande impacto para os joelhos. Por essa razão não é recomendável para pessoas com lesões antigas, problemas de coluna ou nos joelhos, nem a pessoas com mais idade. Mas então que outras opções existem para quem gostaria de correr ou fazer um pouco de exercício físico? Vamos hoje propor-lhe algo parecido, ou seja correr devagar ou caminhar rápido.

 

Faz bem ao coração e aos músculos

Correr devagar, a trote ou simplesmente caminhar rápido. A questão é adaptar a intensidade e o ritmo à nossa condição física e às nossas possibilidades. Ou seja, até ao ponto em que o corpo consiga suportar, mas sempre sem estar a esforçar a “máquina” ao máximo. Aqui ficam alguns conselhos importantes que deve conhecer.

Muitas pessoas pensam que caminhar não traz grandes benefícios, mas a verdade é que estão muito enganadas. Caminhar rapidamente ou correr lentamente ajuda a eliminar o stress e a ansiedade a que estamos submetidos a diariamente, ajuda-nos a dormir melhor porque proporciona um maior equilíbrio ao nosso estilo de vida, e ainda fortalece o coração e os músculos.

Ajuda a perder peso

Definitivamente, caminhar rápido tem muitos mais benefícios do que certamente poderia estar a pensar. E naturalmente que é também uma excelente forma de perder peso. Mas e tal como quando se pratica qualquer outro desporto, é necessário ter roupa e os complementos adequados para evitar lesões ou quaisquer outros problemas.

O local escolhido é também muito importante, uma vez que as superfícies irregulares dificultam a pisada e fazem com que o esforço a caminhar seja maior. Por essa razão é recomendável que o faça num parque ou por caminhos especialmente indicados para este tipo de prática desportiva.

Exit mobile version