O iogurte é muito conhecido devido às suas propriedades ou benefícios para a nossa flora intestinal, ao seu rico sabor e por ser uma fonte de cálcio para os nossos ossos.
Tabela de Conteúdos
Origem do iogurte
Acredita-se que o consumo do iogurte é anterior à própria agricultura. Os povos nómadas transportavam o leite do seu gado em recipientes de pele de cabra de uma forma geral. Durante a viagem, o calor e o contacto com a pele de cabra ajudavam à reprodução das bactérias que fazem fermentar o leite, e estas transformavam-no numa massa coagulada e semi-sólida.
Sempre que essa massa era consumida, enchiam-se novamente os recipientes com leite, e graças à temperatura, à pele de cabra e aos restos da anterior fermentação, o leite voltava a transformar-se em iogurte.
Terá sido desta forma e graças à sua facilidade de transporte e conservação que o iogurte passou a ser um alimento básico para os povos nómadas.
Propriedades do iogurte
Uma das propriedades do iogurte de maior relevância é a capacidade que tem para ajudar o organismo a regenerar a flora intestinal, que muitas vezes costuma ficar danificada devido a uma má alimentação, às infecções, ao consumo excessivo de antibióticos, etc.
Um bom equilíbrio da flora intestinal é importante para prevenir problemas do tracto intestinal, como são os casos de prisão de ventre e diarreias. Também está relacionada a boa saúde do nosso sistema imunitário com o equilíbrio da flora intestinal.
O iogurte faz com que o leite seja mais fácil de digerir, podendo assim ser consumido por aquelas pessoas que têm intolerância ao leite.
Também contém uma quantidade importante de cálcio que é um mineral imprescindível para a boa saúde dos nossos ossos.
Informação nutricional
É uma excelente fonte de fósforo, cálcio e magnésio, minerais estes que são importantíssimos para o nosso sistema ósseo. É curioso o facto de se encontrar em maior quantidade no iogurte do que no leite. Por cada 100 gr de iogurte podemos obter 180 mg de cálcio, 240 mg de potássio e 17 de magnésio.
Por outro lado, com a fermentação do leite aumenta a quantidade dos minerais anteriormente nomeados, e a proporção de colesterol fica mais reduzida.
Quando se deve comer iogurte?
O iogurte é um alimento ideal para tomar ao pequeno-almoço já que ajuda o intestino a preparar-se para receber os posteriores alimentos do resto do dia. Mas também se pode consumir a qualquer hora do dia, quer seja ao lanche, entre as refeições ou como sobremesa após as refeições.
Imagem @ehpien