Alimentação
Um dos pilares básicos para cuidar dos olhos é a alimentação porque é através dos alimentos que obtemos os nutrientes necessários ao bom funcionamento da vista.
Por exemplo, na dieta não devem faltar as vitaminas para que a vista não envelheça. Entre as mais recomendáveis devido ao seu alto conteúdo em antioxidantes, encontram-se as ricas em vitamina C, como por exemplo os citrinos ou os tomates, entre outros. São estes alimentos que ajudam a prevenir as cataratas e a degeneração macular associada à idade.
A vitamina E é outro ingrediente secreto que ajuda a reduzir o risco de aparecimento de cataratas. Esta encontra-se em produtos como os frutos secos ou o azeite, entre outros.
O Ómega 3 (que também está nos frutos secos ou nos peixes azuis) é fundamental para prevenir a sequidão ocular e evitar que as lágrimas evaporem, para além de ser benéfico para manter um nível adequado de pressão intra-ocular.
A acuidade visual preserva-se comendo alimentos com luteína, que está presente nos espinafres. Esta verdura deve ser acompanhada também por brócolos e azeite para que o organismo absorva as suas propriedades benéficas. Os brócolos são precisamente uma das verduras mais benéficas para cuidar dos olhos porque minimizam o efeito degenerativo da luz solar sobre a retina.
Outros cuidados dos olhos
Para além da alimentação, também deve ter outros cuidados adicionais para com os olhos. Um deles é usar óculos de sol para os proteger dos raios ultravioleta ou UV e assim evitar o aparecimento de tumores intra-oculares. Os óculos devem ser sempre usados, até mesmo durante o inverno, e devem ser homologadas porque os outros provocam ainda mais danos do que não os usando.
Tenha também cuidado com os dispositivos móveis porque a luz emitida por este tipo de gadgets não faz bem à visão. Este é também o motivo pelo qual é importante utilizar filtros de écran, apps que minimizam a intensidade da luz ou óculos que incorporam também este tipo de protecção para neutralizar os feitos negativos da luz demasiado intensa.