O argan (Argania spinosa) é uma árvore que mede entre 8 e 10 metros e que pode alcançar os 200 anos de vida. Esta árvore é espinhosa e tem flores pequenas de cor amarela. Demora uns seis anos a dar os primeiros frutos. O argan é uma árvore que cresce nos limites do deserto do Sahara em Marrocos. Cresce em clima seco e tem raízes muito profundas, pelo que suporta bem as poucas chuvas desta região.
Tabela de Conteúdos
Como se extrai o óleo de argan?
O óleo de argan tem uma cor amarela clara e transparente, com um forte sabor, sendo extraído das suas sementes. Estas sementes são tostadas e moídas até se obter uma espécie de mel, que se guarda durante uma semana até ficar seco. É desta pasta que se extrai o óleo. Este trabalho costuma ser feito de forma artesanal por mulheres.
Por cada cem quilos de fruta apenas se consegue obter três quilos de sementes das quais se extrai o óleo de argan.
Tradicionalmente os frutos eram aproveitados após terem sido comidos e ruminados pelas cabras. O método mais habitual no entanto é recolher os frutos debaixo da árvore quando estes já caíram de maduros. Depois de secos são limpos e retiradas as sementes.
Propriedades do óleo de argan
Estas são algumas das propriedades do óleo de argan:
- O óleo de argan é rico em ácido linoleico pelo que ajuda o nosso organismo a diminuir os níveis de colesterol mau ou LDL e aumenta o colesterol bom ou HDL.
- Os berberes para além de o usarem na cozinha, também o usam na medicina tradicional pois tem muitas aplicações. O óleo de argan é aconselhável nos casos de doenças gastrointestinais, estimulando também o coração e a circulação.
- Nos casos de problemas de fertilidade, tanto no homem como na mulher, também já deu bons resultados.
- O óleo de argan é rico em antioxidantes pelo que ajuda a proteger dos efeitos dos radicais livres. Por essa razão diz-se que tem um grande efeito anti-aging.
- É muito rico em vitamina E, mais do que o azeite, o que o torna um bom regenerador da pele e do cabelo.
- Existem tónicos para crianças e pessoas mais débeis cuja base é o óleo de argan.
- Uma loção de óleo de argan fortalece as unhas e também dá força e brilho ao cabelo.
- Misturado com azeite também pode usado como protector solar.
- É um bom aliado na luta contra a acne e a psoríase e também é muito útil para limpar as feridas não muito graves, uma vez que tem efeitos anti-sépticos e fungicidas.
- O óleo de argan é muito bom para aliviar as dores reumáticas e para proteger e cuidar a pele.
- Um grupo de investigadores mostrou que as substâncias que compõem o óleo de argan podem ser úteis na prevenção da diabetes e do cancro.
Informação nutricional do óleo de argan
- 15 % de Ácido Alfalinolenico (Omega 3)
- 12 % de Ácido Oleico (Omega 9)
- 50 % de Ácido linoleico
- Grandes quantidades de vitamina E
Curiosidades sobre o óleo essencial de argan
Os bosques de argan foram declarados reserva da biosfera pela UNESCO.
Em Marrocos o óleo de argan é um artigo de luxo, sendo localmente conhecido como o ouro líquido.
Do fruto do argan aproveita-se tudo: a casca da noz usa-se como combustível e a polpa e a pasta como comida para o gado.
Para a produção do óleo de argan destinada ao consumo, as sementes são tostadas, mas em contrapartida, para a produção do óleo destinado a usos cosméticos as sementes não são tostadas.