O vinagre ajuda a emagrecer?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O vinagre ajuda a emagrecer

O vinagre, esse ingrediente que diariamente usamos para temperar os alimentos, poderia ser muito mais do que isso na nossa dieta, pois alguns estudos tem mostrado que pode fazer parte do processo de perda de peso.

Todos sabemos que o sabor da comida influencia o processo de saciedade, e consequentemente a quantidade de alimentos que ingerimos. No entanto, uma investigação realizada com animais descobriu efeitos para além do processo de saciedade.

Nessa investigação ficou comprovado que roedores tinham menos acumulação de gordura quando ingeriam vinagre, mesmo levando uma dieta rica em gorduras. Se bem que não se possa extrapolar os resultados aos humanos, este estudo mostrou-se prometedor.

Por outro lado, já se estudou e comprovou que adicionar vinagre à comida reduz o índice de glicémia, o que também ajuda a emagrecer.

Por todas estas razões e mesmo com muitas mais investigações por fazer, podemos dizer que o vinagre tornar-se-há pouco a pouco num ingrediente fundamental para quem queira perder peso, quer seja de forma orgânica ou por incidir no apetite, o vinagre poderia colaborar e muito com o emagrecimento sem termos de passar fome.

Pessoalmente percebo o efeito dos temperos e condimentos sobre o apetite e posso dizer por experiência própria que os pratos com um sabor mais acentuado reduzem a ingestão de alimentos e isto representa só por si uma ajuda para emagrecer.

Mas também é preciso algum cuidado porque consumir  vinagre em excesso pode causar danos ao estômago, duodeno e fígado devido à acidez.

Aliás, vale a penas lembrar que nada em excesso faz bem! Actualmente, infelizmente, muitas pessoas procuram alternativas/dietas que prometem “efeitos milagrosos” quando o objectivo é perder peso. Mas, por mais que um alimento ou produto possa oferecer benefícios à saúde, ele deve ser utilizado com consciência, dentro de uma alimentação equilibrada.

Para uma vida saudável e controle do peso duradouro e eficaz, as pessoas precisam aprender a comer, alimentar o corpo e fornecer nutrientes ao nosso organismo. Nenhum produto isolado, mesmo que citado em pesquisas ou comprovados em estudos sua eficácia para emagrecimento pode ter efeito no emagrecimento se não acompanhado de bons hábitos de vida, como alimentação equilibrada, exercício físico regular e eliminação de vícios, como tabagismo e bebida alcoólica em excesso.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.