O que são os parabenos?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

parabenosJá todos ouvimos muitas vezes esta palavra, no entanto poucos saberão exactamente os que são os parabenos. Mas não se preocupe porque em Rica Saúde vamos desvendar para si alguns dos mistérios sobres estes conservantes, muito utilizados na cosmética, na alimentação e na farmácia.

São uns conservantes que estão presentes na composição de muitos produtos que tem em sua casa. Vamos então esclarecer estas dúvidas.

 

Estão presentes numa grande variedade de produtos

Os parabenos são conservantes antimicrobianos usados há imenso tempo em industrias tão diversas como a cosmética, a alimentar e a farmacêutica, com o objectivo de preservar uma ampla gama de produtos utilizados por todos nós.

São conservantes que estão presentes em todo o tipo de artigos, já que são bons conservantes (para além de serem económicos). No entanto, há quem pense que podem ser nocivos para a saúde.

Os parabenos são um tipo de compostos químicos incolores bastante úteis para combater micróbios, fungos e bactérias, que são usados há mais de 80 anos.

 

O que são os parabenos

Certamente que estará a questionar-se sobre quais serão os produtos onde podemos encontrar estes compostos. Desde produtos de confeitaria até aperitivos feitos à base de batata, patés e mesmo cosméticos como cremes para o rosto, desodorizantes, maquilhagens e medicamentos. Mas também podem ser encontrados em xaropes, supositórios e soluções oftalmológicas, entre muitos outros produtos que qualquer pessoa pode ter em casa.

 

A polémica

No entanto, os parabenos não estão livres de polémica. Nalguns casos podem mesmo provocar alergias na pele, mas segundo numerosos estudos, a possibilidade de uma reacção alérgica na população mundial provocada por parabenos é da ordem de 1%.

Outros rumores foram muito mais longe e garantem mesmo que a sua utilização nalguns desodorizantes pode estar relacionado com o cancro da mama. No entanto, os especialistas tranquilizam-nos garantindo que nunca foi detectada qualquer relação causa-efeito entre a doença e o uso de desodorizantes que usam parabenos.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...