cancro do pâncreas

O que fazer para prevenir o cancro do pâncreas?

cancro do pâncreasVocê sabia que o cancro do pâncreas é um dos tumores que causa mais mortes? O motivo mais comum é o diagnóstico difícil em estágios iniciais. Descubra aqui algumas dicas úteis para evitá-lo.
O cancro do pâncreas é um dos mais agressivos que existem, sendo a quinta causa de morte no mundo. E apesar de o campo da oncologia ter dado passos muito importantes na compreensão desta doença, ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido.
O pior de tudo é que, na maioria dos casos, é muito difícil de detectar, pois tende a se desenvolver numa zona muito profunda do nosso corpo. Isso significa que alguns testes médicos não podem detectá-lo a tempo, especialmente nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Cancro do pâncreas: sintomas e factores a ter em conta

Passadas as primeiras semanas, começam a surgir uma série de sintomas, entre os quais fadiga, icterícia (amarelecimento dos olhos e da pele) acompanhada de vómitos e dores de barriga. Nem é preciso dizer que, quando algum desses sintomas aparecer, será necessário consultar um médico o mais rápido possível.
Embora seja uma doença que às vezes pode aparecer sem aviso, existem vários fatores de risco que podem levar ao aparecimento de um tumor no pâncreas. E a partir das linhas a seguir faremos um breve resumo delas:
  • Obesidade. Aqueles que seguem uma dieta rica em gordura e carboidratos são mais propensos ao cancro do pâncreas. Principalmente se ao mesmo tempo levarem uma vida muito sedentária. As probabilidades aumentam ainda mais quando você atinge um período de idade entre 45-55 anos.
  • Também foi demonstrado que quem sofre de diabetes tem duas vezes mais probabilidades de vir a ter cancro do pâncreas.
  • Tabagismo. O tabaco também pode estar intimamente relacionado ao desenvolvimento do cancro pancreático. Na verdade, 30% dos pacientes com diagnóstico dessa doença eram consumidores habituais de tabaco.

Como prevenir o cancro do pâncreas?

Agora que conhecemos alguns dos fatores e sintomas do cancro do pâncreas, através desta última parte vamos dar uma série de conselhos que embora não sejam capazes de o erradicar, poderão ajudá-lo quando se trata de prevenir.

Abandone o álcool e o tabaco

Como mencionamos na primeira parte do artigo, o consumo excessivo de álcool e tabaco pode fazer com que fiquemos mais expostos ao cancro do pâncreas. Isso porque as duas substâncias promovem a segregação de radicais livres, composto que está intimamente relacionado ao aparecimento de tumores deste tipo.

Dieta saudável e equilibrada

Uma dieta rica em todos os tipos de nutrientes também desempenha um papel muito importante na prevenção do cancro do pâncreas. Nesse sentido, é necessário promover o consumo de alimentos orgânicos, evitando o consumo de muita carne vermelha.
Tudo isso acompanhado de frutas e vegetais com alto teor de vitamina A em fibras, a fim de promover uma boa digestão. Da mesma forma, é recomendável comer alimentos ricos em ácido fólico (como abacates e morangos).

Meia hora de exercício diário

Deixar de lado a vida sedentária também é muito importante se você deseja prevenir o cancro do pâncreas. Portanto, não custa nada fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diários, para ao mesmo tempo poder cuidar da nossa linha e não sofrer de diabetes. Correr, caminhar ou andar de bicicleta será mais do que suficiente.
6

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.