Rica Saude

O que é um resfriado e o que é uma gripe?

O que é um resfriado É muito frequente utilizar o termo “gripe” para designar várias doenças. Mas gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, embora tenham vários sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são a mesma coisa. Mas não são. Apesar de serem parecidas, gripe é gripe e resfriado é resfriado. Ambas as infecções são muito comuns, sendo causadas por vírus que podem causar sintomas respiratórios agudos, como nariz entupido, tosse e espirros. As duas têm formas de contágio semelhantes e são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra. Mas as semelhanças acabam aqui. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e pode ter complicações mais sérias, como por exemplo problemas pulmonares e cardíacos. O resfriado, por sua vez, raramente causa grandes complicações.

Na Europa, estima-se que entre 5 e 20% da população costuma ficar doente com gripe todos os anos. A razão pela qual esta doença é tão comum está no facto da gripe poder ser causada por diversos vírus diferentes.

Todos os vírus da gripe atacam o sistema respiratório do corpo – os pulmões e as vias respiratórias, incluindo a garganta e o nariz – o que causa os sintomas clássicos de gripe.

 

Podem ser sintomas de gripe:

 

Diferença entre resfriado e gripe

Por vezes é difícil ver as diferenças entre os sintomas de gripe ou de resfriado. No entanto, de uma forma geral a gripe tem um início mais rápido, piores sintomas e pode estar associada com febre e dores musculares. Com um resfriado comum, os sintomas tendem a surgir de forma gradual e afectam geralmente apenas o nariz, a garganta, os seios perinasais e a parte superior do peito.

Os vírus da gripe são transportados pelo ar, o que significa que viajam através do ar de pessoa para pessoa. O vírus entra normalmente no corpo através do nariz, da boca ou dos olhos – ao ser inspirado, ou quando o vírus se agarra às mãos que depois entram em contacto com a boca, com o nariz ou com os olhos.

É frequente isto suceder porque a pessoa com gripe tem o vírus nas suas mãos, quer seja por tossir ou por espirrar para as mãos. É muito frequente as pessoas saudáveis apanharem gripe no contacto mão a mão, ou por tocarem em objectos que têm germes depois de terem sido tocados recentemente por alguém doente.

Não é preciso dizer que uma das melhores formas de proteger o corpo da gripe é lavando as mãos com frequência. Outra forma de evitar ficar doente é tomando a vacina anual contra a gripe. Fale com o seu médico para saber se é aconselhável você vacinar-se contra a gripe.

Na maioria dos casos, uma pessoa com gripe recupera ao fim de 5 a 7 dias. A chave para uma boa recuperação é descansar bastante e beber muitos líquidos. Os medicamentos de venda livre também poderão ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas.

Nos idosos, bebés pequenos ou qualquer pessoa com o sistema imunitário debilitado, a gripe pode ter consequências mais sérias, podendo mesmo ser fatal. Como sempre aconselhamos, se você tiver alguma dúvida, por favor consulte o seu médico.

Exit mobile version