A rinoplastia caracteriza-se por uma cirurgia realizada no canal nasal, e tem como objectivo principal melhorar a respiração, e por vezes até mesmo a aparência estética de um individuo. Geralmente, este tratamento costuma ser particularmente procurado por pessoas que possuam problemas graves de obstrução nasal e deformidades, quer sejam de nascença ou tenham sido originadas por um acidente. Na presença destes problemas, negligenciar a necessidade de tratamento e correcção nasal poderá acabar por contribuir para o desenvolvimento de graves dificuldades respiratórias.
Ainda que a Rinoplastia seja mais aconselhada para a correcção de problemas práticos, a verdade é que há muita gente que se sujeita a ela com o único objectivo de melhorar a sua estética facial, por não se encontrarem satisfeitos com o formato do seu nariz. Neste âmbito, a Rinoplastia também se poderá revelar surpreendentemente eficaz, na medida em que possui a capacidade reestruturar o nariz e harmonizar eficazmente as formas do rosto. Geralmente, este procedimento costuma ser relativamente rápido e envolver um pós-operatório sem grandes efeitos secundários de maior dimensão para os pacientes, o que faz desta uma cirurgia extremamente simples.
Durante a rinoplastia, as estruturas tratáveis costumam ser o dorso, a ponta, o septo e as narinas. Dependendo muito do problema do paciente, todas as estruturas poderão acabar por ser corrigidas, ou então apenas algumas delas. Antes do paciente poder submeter-se a um procedimento deste tipo, é necessário consultar um cirurgião plástico para que o mesmo possa determinar se existe ou não a necessidade de ser efectuado um tratamento cirúrgico. Ainda que a Rinoplastia se possa revelar eficaz, a verdade é que muitas pessoas tentam recorrer a ela sem que haja mesmo necessidade para tal, daí ser importante que o problema exija mesmo um tratamento desta natureza.