Rica Saude

O que é o Volume Corpuscular Médio (VCM) e valores normais

Volume Corpuscular MédioVolume Corpuscular Médio ou VCM refere-se ao tamanho dos eritrócitos, e é muito útil no diagnóstico de anemia. Descobra o que é e os seus valores normais.
O Volume Corpuscular Médio (VCM) é outro dos elementos que normalmente encontramos num teste de sangue de rotina, sendo mais especificamente parte do que é medicamente conhecido como hemograma. E o que é o Volume Corpuscular Médio ou VCM? Basicamente, refere-se ao tamanho dos glóbulos vermelhos. E a sua alteração (quer acima ou abaixo do valor normal) pode servir de aviso sobre uma determinada patologia ou doença.
Ou seja, uma vez que a análise do VCM – e do seu valor – é especialmente útil para conhecer o tamanho médio dos glóbulos vermelhos, permite, por exemplo, classificar certas doenças dependendo se o tamanho é maior ou menor (por exemplo, no caso de anemias, que podem ser macrocíticas ou microcíticas).

Qual é o valor normal para o Volume Corpuscular Médio (VCM)?

Embora os valores normais de qualquer parâmetro encontrado na análise do sangue possam variar ligeiramente de um laboratório para outro, o valor normal do Volume Corpuscular Médio situa-se entre 80 e 100 fL (femtolitros por hemócito). No entanto, em pessoas que são fumadores regulares, os valores normais podem situar-se entre 80 e 103 fL.
Portanto, qualquer valor acima ou abaixo deste valor é considerado anormal, e é necessário estabelecer quais podem ser as causas que estão a influenciar a alteração do VCM.

Valores Anormais de Volume Corpuscular Médio – quais são as causas?

Baixo VCM (ou diminuição do Volume Corpuscular Médio)

A causa da baixa VCM pode ser devida a talassemia menor (alterações da hemoglobina) ou anemias, especialmente se for – como seria de esperar – uma anemia microcítica.
Por sua vez, um baixo valor de VCM pode ser encontrado em caso de deficiência de ferro, uremia, infecções que tendem a ser graves, esferocitose congénita ou certas doenças do colagénio.

VCM elevado (ou Volume Corpuscular Médio Elevado)

O VCM elevado pode ser devido a uma série de outras doenças, perturbações ou patologias, especialmente no caso de anemia megaloblástica, macrocítica ou perniciosa.
Além disso, é também possível que o valor do tamanho dos glóbulos vermelhos seja alterado – e portanto elevado – em caso de: síndromes mielodisplásicas, hipotiroidismo, deficiência de vitamina B12, deficiência de ácido fólico, síndrome de down, dependência do álcool e hemorragia aguda.

A importância do VCM no diagnóstico da anemia

O teste de VCM pode ser extremamente útil no diagnóstico da anemia, pois permite-nos saber o tamanho dos glóbulos vermelhos. Além disso, se esta análise for combinada com o valor da Hemoglobina Corpuscular Média (HMC), o seu diagnóstico pode ser muito mais preciso.
Assim, podem ser estabelecidos os seguintes valores:
Como podemos ver, este é um parâmetro de certa importância em qualquer teste sanguíneo de rotina, e por esta razão é muito comum encontrá-lo na maioria dos testes sanguíneos básicos.
Exit mobile version