melanoma

O que é o Melanoma?

melanomaPorque muitas vezes passa despercebido, e pode originar metástases noutros órgãos e áreas do corpo, o melanoma é o mais perigoso de cancro de pele. Apesar de não ser o cancro de pele mais comum (que representa apenas cerca de cinco por cento dos casos de câncer de pele), o melanoma causa a maioria das mortes.

Tabela de Conteúdos

Percebendo a sua pele

A sua pele não é simplesmente um escudo protetor ou cobertura, como um cobertor. É o maior órgão do seu corpo, e serve uma variedade de funções essenciais como a proteção de outros órgãos, afastar os germes, controlar a temperatura do corpo, e guardando-o de prejudiciais raios ultravioleta (UV).

Existem três camadas da pele:

  • Epiderme: camada superior, que protege as outras camadas e os órgãos
  • Derme: camada média
  • Hipoderme (tecido subcutâneo): camada inferior
Ao examinar uma secção transversal da epiderme, poderá ver-se camadas, distribuídas como uma fatia de bolo, com a camada superior protegendo as outras camadas e os órgãos, e a inferior composta de células basais.
A camada mais externa elimina as células mortas, que são substituídas por novas. Aqui, também, é um outro tipo de célula, os melanócitos, responsáveis pela produção do pigmento castanho, a melanina. É a melanina que dá à pele uma cor bronzeada e protege a pele do sol. Melanócitos, no entanto, podem degenerar em melanomas.
O melanoma pode aparecer sobre a pele normal, ou pode formar-se a partir de sinal existente. Alguns sinais, presentes no nascimento, podem evoluir para melanoma também. Se o melanoma for detetado precocemente, antes que o tumor tem a hipótese de se espalhar, é muito provável ser-se curado.

Tipos de Melanoma

Os três principais tipos de cancro de pele são o Carcinoma Basocelularl, Carcinoma Espinocelular e o Melanoma Maligno, o mais grave. Melanoma podem ainda ser dividido em categorias.
As quatro principais categorias de melanoma incluem:
  • O melanoma extensivo superficial: O tipo mais comum, representando cerca de 70-75 por cento dos casos, Normalmente plano e de formato irregular e cor, esta forma apareçe em diferentes tons de preto e roxo, e é mais comum entre os caucasianos.
  • Melanoma nodular: Este tipo normalmente começa como uma área mais elevada, em vermelho escuro ou azulado (embora alguns não têm cor), com bordas irregulares, e é mais comum entre os homens.
  • Lentigo maligno-melanoma: Este tipo aparece geralmente em pessoas idosas, como pele danificada pelo sol no rosto, pescoço e braços, mas mostra-se como uma lesão pigmentada que cresce ao longo do tempo em áreas planas que variam em cor desde castanho escuro ou preto. “De acordo com estudos é três vezes mais comum em mulheres.”
  • O melanoma acrolentiginoso: A forma menos comum, que normalmente aparece nas palmas das mãos, solas dos pés, e sob as unhas, e é mais comum em afro-americanos.

O que procurar

Melanoma começa nos melanócitos(células), que estão localizados na camada de células basais encontrados na parte mais profunda da epiderme. Embora normalmente de uma cor castanha ou preta, o melanoma também pode ser rosa ou branco. O Melanoma geralmente aparece primeiro no peito ou nas costas nos homens e nas pernas em mulheres.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.