o que é glúten

Sabe o que é o glúten?

o que é glútenMuitas vezes ouvimos falar do glúten e que há muitas pessoas com intolerância ao mesmo. No entanto, o que é glúten? Pode afectar a saúde de qualquer pessoa ou apenas das pessoas com intolerância ao mesmo? Saiba tudo no nosso artigo de hoje.

 

Tabela de Conteúdos

O que é glúten?

O glúten é um grupo que mistura centenas de proteínas distintas dentro da mesma família. O glúten está presente em cereais como o trigo, a cevada e o centeio. Encontra-se no endosperma (é um tecido vegetal que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas) que nutre os embriões das plantas durante a germinação, para depois afectar a elasticidade da massa, actuando como uma espécie de cola para manter os alimentos juntos, o que por sua vez afecta a “mastigabilidade” dos produtos cozidos.

O glúten é composto principalmente por duas classes diferentes de proteínas: a gliadina que dá ao pão a capacidade de aumentar de volume durante a cozedura, e a glutenina que é responsável pela elasticidade da massa.

 

Alimentos sem glúten

Nem todos os grãos têm glúten. Alguns exemplos de grãos sem glúten são o sorgo, o milho, o arroz integral, o trigo-sarraceno, o arroz silvestre, o amaranto, a quinoa, o milho (polenta) e o teff. Também a aveia não tem glúten, mas pode ser contaminada durante o seu processamento.

 

Você é celíaco?

O glúten de uma forma geral não afecta as pessoas, mas existem alguns organismos que podem ser afectados. As pessoas intolerantes ao glúten têm uma resposta imune anormal no processo de decomposição do glúten durante a digestão.

Esta intolerância é conhecida como a doença celíaca e é capaz de provocar danos no intestino ou impedir que os nutrientes vitais sejam absorvidos.

O trastorno gastrointestinal crónico chamado síndrome do intestino irritável é outra condição afectada pelo glúten, causando inchaço, cólicas ou diarreia.

 

Não ao glúten

Nos casos de intolerância ao glúten os médicos geralmente recomendam uma dieta livre de glúten.

Os pacientes devem evitar comer alimentos e ingredientes que contenham glúten como por exemplo pão, cerveja, batatas fritas, massas, molhos para saladas, molho de soja e até mesmo algumas sopas.

Embora esta dieta possa melhorar o estilo de vida, a verdade é que os alimentos sem glúten têm falta de nutrientes. Por esta razão, as pessoas que não são celíacas e que decidem optar evitar comer alimentos sem glúten, podem ser afectadas por alguns problemas, como por exemplo fraqueza ou perda de peso.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.