fadiga crónica

O que é fadiga crónica?

Após o fim das férias e com a mudança de estação, muitas pessoas sentem-se cansadas. Um cansaço que por vezes não desaparece. Estes são casos de fadiga crónica, que por vezes podem ser confundidos com astenia primaveril e outonal ou com depressão ou síndrome pós-férias, embora sejam totalmente diferentes. De facto, a fadiga crónica requer tratamento porque não desaparece por si só ou à medida que os dias passam.
fadiga crónica

O que é a fadiga crónica

A fadiga crónica é definida como um estado de esgotamento permanente, que se prolonga ao longo do tempo, durando mais de seis meses. Além disso, não há qualquer melhoria mesmo que se descanse e piora quando se faz qualquer actividade física ou mental.
Normalmente, não há uma causa clara para a ocorrência de fadiga crónica, embora clinicamente esta síndrome esteja relacionada com vários factores tais como doenças infecciosas como o vírus EpsteinBarr, alguns tipos de herpes, candidíase ou rubéola, entre outros.
A fadiga crónica também pode ser causada por uma alteração do sistema imunitário, alergias, consumo de certas toxinas ou stress intenso e contínuo.

Sintomas

Para saber se sofre de fadiga crónica, há alguns sintomas que são claros. Uma das mais óbvias é que o desempenho e a capacidade de desempenho da pessoa diminui devido ao esgotamento físico e mental.
A sensação de cansaço é contínua e também pode haver dores musculares ou articulares, para além de episódios de insónia e de um carácter mais irritável.
Podem ocorrer problemas ainda mais graves, tais como alterações no ritmo cardíaco e na respiração, experimentando por sua vez alterações na visão porque não se consegue ver bem.

Tratamento

O tratamento da fadiga crónica centra-se na toma de medicamentos, dependendo dos sintomas que ocorrem para os aliviar como analgésicos e mesmo antidepressivos. Além disso, recomenda-se que o paciente pratique técnicas de relaxamento e exercício físico moderado.
A qualidade do sono é igualmente importante, bem como seguir uma dieta saudável e equilibrada para que não haja falta de nutrientes. E, se necessário, é aconselhável receber apoio psicológico.
4

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.