O daltonismo é uma deficiência na forma como se vêem as cores. É um transtorno hereditário que afecta mais frequentemente os homens do que a as mulheres. A forma mais comum de daltonismo é a deficiência na visão das cores vermelha e verde. Embora com menos frequência também se possa herdar uma deficiência relativa às cores azul e amarela e esta deficiência afecta tanto homens como mulheres por igual
A origem do nome daltonismo provém de um químico e matemático chamado John Dalton que se apercebeu que sofria desta deficiência porque confundia os frascos do laboratório muito frequentemente e acabava por provocar algumas vezes acidentes.
Causas do daltonismo
Sofre-se de daltonismo quando as células sensíveis à luz da retina não respondem adequadamente às variações do comprimento da onda de luz, as quais permitem às pessoas ver cores distintas.
A maioria das pessoas podem adaptar-se à deficiência da visão das cores sem problemas e dedicam-se a profissões que não necessitam de orientação no mundo das cores.
Podem ser encontradas soluções para este problema marcando os objectos ou a roupa para não serem confundidos e é também útil recordar as coisas pela ordem devida como o caso dos semáforos, em que basta aprender que a luz vermelha fica na parte alta do semáforo e a verde na inferior.
A herança no daltonismo vermelho-verde
A forma hereditária mais frequente no daltonismo (vermelho-verde) está associado ao cromossoma X.
-
As mães têm um par de cromossomas XX e os pais um par de cromossomas XY que são os que contêm o material genético.
-
Quando um cromossoma X se emparelha com outro X nasce uma mulher, se se emparelha com um cromossoma Y nascerá um homem.
-
Se padece de daltonismo, a sua mãe é portadora ou tem ela própria o gene recessivo ligado ao cromossoma X.
-
Os pais com esta forma herdada de daltonismo passam o gene ligado ao cromossoma X às suas filhas mas não aos seus filhos, pois os filhos não podem receber material genético ligado ao cromossoma X do pai.
-
Uma filha que herde do pai o gene recessivo será portadora a não ser que a sua mãe tenha também o gene desta deficiência.
-
Se uma mãe transmite esta deficiência ligada ao cromossoma X ao seu filho este herdará a deficiência na visão das cores.
-
Uma filha pode ser portadora, mas apenas será daltónica quando o seu pai e a sua mãe lhe transmitir o gene recessivo.