daltonismo

O que é daltonismo?

daltonismoO daltonismo é uma deficiência na forma como se vêem as cores. É um transtorno hereditário que afecta mais frequentemente os homens do que a as mulheres. A forma mais comum de daltonismo é a deficiência na visão das cores vermelha e verde. Embora com menos frequência também se possa herdar uma deficiência relativa às cores azul e amarela e esta deficiência afecta tanto homens como mulheres por igual
A origem do nome daltonismo provém de um químico e matemático chamado John Dalton que se apercebeu que sofria desta deficiência porque confundia os frascos do laboratório muito frequentemente e acabava por provocar algumas vezes acidentes.

Causas do daltonismo

Sofre-se de daltonismo quando as células sensíveis à luz da retina não respondem adequadamente às variações do comprimento da onda de luz, as quais permitem às pessoas ver cores distintas.
A maioria das pessoas podem adaptar-se à deficiência da visão das cores sem problemas e dedicam-se a profissões que não necessitam de orientação no mundo das cores.
Podem ser encontradas soluções para este problema marcando os objectos ou a roupa para não serem confundidos e é também útil recordar as coisas pela ordem devida como o caso dos semáforos, em que basta aprender que a luz vermelha fica na parte alta do semáforo e a verde na inferior.

A herança no daltonismo vermelho-verde

A forma hereditária mais frequente no daltonismo (vermelho-verde) está associado ao cromossoma X.
  • As mães têm um par de cromossomas XX e os pais um par de cromossomas XY que são os que contêm o material genético.
  • Quando um cromossoma X se emparelha com outro X nasce uma mulher, se se emparelha com um cromossoma Y nascerá um homem.
  • Se padece de daltonismo, a sua mãe é portadora ou tem ela própria o gene recessivo ligado ao cromossoma X.
  • Os pais com esta forma herdada de daltonismo passam o gene ligado ao cromossoma X às suas filhas mas não aos seus filhos, pois os filhos não podem receber material genético ligado ao cromossoma X do pai.
  • Uma filha que herde do pai o gene recessivo será portadora a não ser que a sua mãe tenha também o gene desta deficiência.
  • Se uma mãe transmite esta deficiência ligada ao cromossoma X ao seu filho este herdará a deficiência na visão das cores.
  • Uma filha pode ser portadora, mas apenas será daltónica quando o seu pai e a sua mãe lhe transmitir o gene recessivo.
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.