Está a pensar em começar a levar uma vida mais saudável? Nesse caso, devia conhecer um ingrediente muito saudável e que tem andado muito na moda ultimamente: a quinoa. Porque cada vez nos preocupamos mais com a nossa alimentação e consumimos alimentos biológicos de forma cada vez mais regular.
Mas afinal, o que é a quinoa e quais são os seus benefícios? Tem-se falado muito da quinoa, pelo que penso devermos saber um pouco mais sobre ela, para que a adicione à sua lista de compras. Vamos lá então esclarecer as dúvidas…
Tabela de Conteúdos
2013, o ano da quinoa
Antes de mais nada, vamos responder à questão sobre o que é exactamente a quinoa. Alguns alimentos são muito famosos e tradicionais em determinados pontos do planeta, mas em contrapartida são quase completamente desconhecidos no resto do mundo. É o que acontece com a quinoa.
No entanto e desde que a ONU declarou o ano de 2013 como sendo o ano da quinoa, que esta planta tem vindo a estar na moda, principalmente nos Estados Unidos. A quinoa é um cereal que tem origem nos antigos incas, e que o mundo até agora tinha desconhecia.
Os imensos e incríveis benefícios da quinoa
Estes grãos de cereais ganharam a pulso a sua fama como superalimento, devido aos seus grandes benefícios. E porquê? Porque são o único alimento com origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos, fibras e vitaminas que o corpo humano precisa. Para além disso tem ainda proteínas, antioxidantes e nutrientes que ajudam a ter uma saúde de ferro.
Como é cozinhada a quinoa?
Como se deve cozinhar a quinoa? Por ser um cereal, pode ser cozinhada de forma semelhante ao arroz e às massas, acompanhada de verduras e hortaliças, mas também por carne ou por peixe. Se ainda não teve a oportunidade de a provar, saiba então que o seu sabor é muito parecido ao das nozes.
Da Bolívia para o resto do mundo
E qual é a origem deste cereal? A quinoa é cultivada na Bolívia, e presentemente tem vindo a ser distribuída um pouco por todo o mundo. Já está convencido/a a provar este supersaudável alimento? Não se esqueça de partilhar connosco a sua experiência.