A dieta detox é um tipo de dieta que tem crescido de popularidade nos últimos anos. Contudo, o que é que entendemos por dieta detox? Bem, para abordarmos a dieta detox, devemos primeiro falar no conceito de desintoxicação.
Tabela de Conteúdos
A desintoxicação para emagrecer
Detox é basicamente um diminutivo de desintoxicação, que consiste no processo natural e contínuo do corpo de neutralizar e eliminar as toxinas do corpo. Toxinas são tudo o que possa potencialmente prejudicar os tecidos do corpo, desde resíduos que resultem da actividade normal das células, como a amônia, ácido láctico e homocisteína, e toxinas de “fabrico” humano às quais nós estamos expostos no nosso ambiente, comida e água.
O fígado, intestinos, rins, pulmões, pele, sangue e sistemas linfáticos trabalham juntos para garantir que as toxinas são transformadas quimicamente para compostos menos prejudiciais e excretadas do corpo.
A dieta detox
Apesar de associarmos muitas vezes a desintoxicação ao tratamento de dependências de drogas e álcool, o termo é também usado ou aplicado num programa de dietas, nomeadamente a dieta detox, que consiste num plano dietético que se baseia na remoção de toxinas do corpo.
Existem vários tipos de dietas detox, contudo, na sua generalidade, é uma dieta que:
- Minimiza a quantidade de químicos ingeridos (por exemplo, pela preferência de consumo de comida orgânica)
- Enfatiza o papel das comidas que facultam vitaminas, nutrientes e antioxidantes, que o corpo necessita para a desintoxicação
- Contém comidas, como alimentos ricos em fibras e água que permitem eliminar as toxinas através do aumento da sua frequência urinária.
Porquê a dieta detox?
Vários estudos sugerem que muitos dos químicos que ingerimos diariamente através da água, comida e ar podem ficar depositados nas células gordas dos nossos corpos. As toxinas abrangem os pesticidas, os antibióticos e hormonas na comida, químicos na armazenagem dos alimentos, produtos caseiros de limpeza, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumo do cigarro. Uma dieta sem certos nutrientes pode também debilitar a nossa capacidade natural de desintoxicar os químicos, o que pode levar à sua acumulação no corpo.
Julga-se que esta acumulação no corpo pode levar a doenças e aparece também associado a desequilíbrios hormonais, deficiência nutricional e a um metabolismo ineficaz. Os sinais incluem indigestão, parca concentração, dores de cabeça, má hálito, fadiga, danos na pele e dores musculares.
As vantagens deste tipo de dieta
Quando recorrem a este tipo de dieta, as pessoas geralmente têm um aumento da sua energia, melhorias na sua pele, melhorias na digestão e um aumento substancial no seu nível de concentração .
Quem pode fazer a dieta detox?
Quem quiser fazer a dieta detox deve começar por consultar um profissional de saúde qualificado ou o seu médico. Mulheres grávidas ou que amamentam, bem como crianças, não devem fazer esta dieta. Pessoas com determinadas condições de saúde, como problemas no fígado ou rim, devem fazer a dieta somente mediante controle médico. Esta dieta não se destina a desintoxicação de drogas nem de álcool.
Efeitos secundários
Um dos efeitos secundários associados a este tipo de dieta é a dor de cabeça, nos primeiros dias após começar a dieta detox, geralmente devido ao “desmame” da cafeína. Por isso, muitas vezes, é recomendado que se vá diminuindo gradualmente o consumo de cafeína, antes de começar esta dieta.
Algumas pessoas começam a dieta detox, quando têm alguns dias livres ou estão de férias, para se habituarem aos cuidados alimentares e potenciais efeitos secundários.
Outros efeitos secundários incluem a diarreia; a constipação, se a pessoa consumir demasiada fibra, sem compensar com a toma de líquidos; a fadiga, irritabilidade, acne, perda de peso e fome.
Quaisquer efeitos secundários que piorem ou sintomas que se manifestem devem ser reportados ao seu profissonal de saúde qualificado.
A dieta detox, caso se extenda por um período maior do que foi previamente definido, pode resultar em deficiências nutritivas, especialmente de proteínas e cálcio.
A escolha de um plano dietético
Os planos para uma dieta detox podem incluir não só recomendações para perder peso, mas também hidroterapia do cólon, suplementos e exercício físico.
Geralmente, é recomendado que, as pessoas que experimentam a dieta detox pela primeira vez, optem por um plano leve e suave.
O que os detractores dizem
Os detractores da dieta detox dizem que este tipo de dietas não são necessárias, pois o corpo pode desintoxicar por si só, sem a ajuda de uma dieta detox. O nosso sistema evoluiu para eliminar de forma adequada os novos químicos no nosso ambiente, sem recorrer a assistência externa.