Rica Saude

O que é a cistite e como se cura?

cistiteA cistite é uma infecção da urina que ocorre devido à presença de microorganismos no tracto urinário. É mais frequente entre as mulheres porque a sua uretra é mais curta e está mais próxima do ânus, facilitando a entrada de bactérias. Qualquer factor que obstrua ou dificulte o fluxo de urina aumenta o risco de cistite, já que o processo de micção é fundamental para expelir as bactérias que alcançam a bexiga. Entre esses factores destacam-se o uso de cateteres ou cistoscópios, a gravidez, a diabetes e o aumento da próstata nos homens.

A verdade é que a cistite não é uma doença grave, no entanto é muito incómoda. Os sintomas da mesma são uma necessidade urgente e frequente de urinar, ardor na uretra, dor ao urinar ou durante as relações sexuais, um pouco de sangue na urina, etc. Se para além disso também sente dores nas costas é porque os rins já foram afectados.

As pessoas mais idosas são mais susceptíveis a sofrer este género de infecções porque também são mais propensas a sofrer de outros problemas como por exemplo pedras nos rins. Também são submetidas muitas vezes a exames médicos com sondas e isso pode ajudar a desenvolver infecções. Mas na realidade qualquer pessoa pode vir a sofrer de cistite, bastando uma diminuição das defesas do sistema imunitário para o provocar. No caso do homem é comum ser contraída devido a bactérias que se encontram na próstata, enquanto no caso das mulheres pode ser devida a uma relação sexual em que a uretra tenha sofrido contusões. Seja como for, visite o seu médico para que lhe façam uma análise à urina e uma ecografia abdominal, para se diagnosticar correctamente o problema.

As infecções do género da cistite curam-se com antibióticos se forem causadas por bactérias ou por antivirais se forem produzidas por vírus. Após a análise, o médico irá receitar-lhe o que for preciso para curar este problema.

Se a infecção não for muito aguda, pode tentar ver se passa com alguns remédios caseiros. O sumo de pepino será provavelmente o melhor remédio contra esta infecção porque é muito diurético. Tome-o três vezes ao dia com um pouco de lima. Outros sumos que são também diuréticos e que poderão ajudar são o sumo de espinafres, de limão, de cevada ou o óleo de sândalo. Para aliviar a dor, submerja a pélvis em água quente.

Para prevenir a cistite não aguente a vontade de urinar, mantenha uma boa higiene genital, limpe sempre o ânus da frente para trás para que a sujidade não entre em contacto com a uretra, lave a zona genital depois de ter relações sexuais, beba muita água, não ande muito tempo com o fato-de-banho molhado. Os alimentos ricos em fibra favorecem o tracto intestinal e a eliminação de toxinas e os citrinos ajudam a acidificar a urina, evitando a proliferação bacteriana.

Exit mobile version