Provavelmente estamos diante da bactéria mais conhecida do mundo, embora só em 1875 diferentes cientistas alemães tenham descoberto algumas bactérias em espiral no epitélio do estômago humano e, finalmente, em 1979, foram redescobertas pelo patologista australiano Robin Warren.
Trata-se da Helicobacter Pylori, uma bactéria da classe Epsilon Proteobacteria, pertencente à ordem dos Campylobacyerales, da família Helicobacteraceae e do gênero Helicobacter, justamente o género do qual deriva seu nome, devido à sua característica morfológica com formato espiral.
É uma bactéria que infecta o epitélio gástrico humano, por isso é considerada o único organismo conhecido capaz de subsistir em tal ambiente ácido. É a causa de muitas úlceras e também de alguns tipos de gastrite. Na verdade, quando for esse o caso, ela é vulgarmente conhecida como gastrite por Helicobacter Pylori.
Embora em muitos casos as pessoas infectadas nunca desenvolvam qualquer tipo de sintoma.
Tabela de Conteúdos
O que é a bactéria Helicobacter Pylori?
Como mencionamos anteriormente, a helicopbacter pylori é uma bactéria do tipo Epsilon Proteobacteria pertencente à ordem campylobacyerales. É caracterizada por ser uma bactéria que vive no interior do corpo humano e possui forma espiral.
Na verdade, graças a esse recurso, é capaz de enroscar todo o epitélio do estômago.
Embora o helicopbacter pylori seja hoje uma das bactérias mais conhecidas, só em 1875 se tornou conhecida a sua existência, graças a uma série de cientistas alemães que começaram a desenvolver uma infinidade de investigações no estômago humano. Finalmente, o patologista australiano Robin Warren foi contratado para estudar seu comportamento dentro de nosso corpo em 1979.
Como a Helicobacter Pylori se espalha? Como ocorre a infecção?
A infecção por esta bactéria pode ocorrer de diferentes maneiras. O mais comum é ingerir água e alimentos contaminados ou partilhar fluidos com pessoas contaminadas por meio de alimentos ou líquidos.
Como explicámos nas primeiras linhas, esta bactéria aloja-se no estômago de qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Embora seja mais provável que tenha um efeito mais severo em regiões subdesenvolvidas.
Sabendo isto, certamente muitos de vocês se perguntarão o seguinte: E como é possível ficar contaminado com Helicopbacter pylori? Bem, então podemos dizer que a bactéria se transmite através das seguintes formas:
-
Água contaminada. Foi demonstrado que o contágio dessa bactéria ocorre principalmente após o consumo de água contaminada. Por esta razão, geralmente ocorre mais nos países onde há pouca água potável.
-
Comida ruim. Também é possível que esta bactéria se aloje em alimentos em mau estado. Desta forma, parece muito importante estar atento ao prazo de validade de um determinado alimento para evitar a propagação da Helicopbacter Pylori.
-
Contato com fezes e urina. O contato direto com as fezes e urina de animais e humanos pode aumentar as chances de contágio dessa bactéria. Para evitar isso, deve-se ter bons hábitos de higiene diária.
Principais sintomas do Helicopbacter Pylori
Agora que entendemos completamente as diferentes maneiras pelas quais podemos ser infectados pela Helicopbacter Pylori, de seguida vamos falar sobre os diferentes sintomas que podem aparecer.
Em primeiro lugar, deve-se notar que esta bactéria pode causar gastrite leve (ou inflamação do estômago). Isso ocorre porque o helicopbacter pylori produz o que é conhecido como citoxina, um composto que tem efeitos adversos na saúde intestinal.
Também é provável que, com o passar do tempo, uma série de úlceras apareça no estômago devido a uma segregação incorreta da mucosa. Finalmente, esta bactéria também demonstrou criar malformações nas células, uma situação que pode levar a tumores e até cancro.
Tudo isso fará com que a pessoa em questão tenha anemia, azia, náuseas e vômitos acompanhados de fezes muito escuras. Para o diagnóstico da helicopbacter pylori, na maioria dos casos basta fazer uma biópsia do estômago ou realizar ações menos invasivas por meio de exames de sangue ou fezes.