O que é a Acne?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

o que é a acneEspecialmente nos adolescentes, ainda podem surgir algumas dúvidas sobre o que é a acne. Por isso, neste artigo, vamos ver o que são as espinhas, bem como informações sobre como tratar esse problema.

 

O que é a Acne?

A acne é um problema de pele que começa quando a oleosidade e as células de pele mortas se juntam e entopem os poros. Existem vários nomes para a acne, desde “espinhas” até “espigos”. Quando você tem somente alguns pontos vermelhos, você tem acne leve a moderada. A acne severa pode significar centenas de espinhas, que podem cobrir a face, pescoço, peito e costas. Estas marcas podem ainda ser maiores, mais vermelhas e sólidas, caso em que são dolorosas e são conhecidas como cistos.

A acne é muito comum durante a adolescência e geralmente melhora após a mesma. Algumas mulheres que nunca tiveram acne durante o crescimento, podem experienciar a mesma na idade adulta, comum no periodo pré-menstrual.

Algumas pessoas ficam embaraçadas com a acne no corpo, enquanto outras são quase indiferentes. Contudo, existem vários bons tratamentos que podem ajudar a controlar a acne.

 

O que Causa a Acne

A acne resulta de uma conjugação entre oleosidade e células de pele mortas que entopem os poros. Se entram germes nos poros, o resultado pode ser inchaço, vermelhidão e pus.

Para a maioria das pessoas, a acne começa na adolescência. Isto acontece sobretudo devido às mudanças hormonais que se registam nessa altura, que tornam a pele mais oleosa.

Comer chocolates ou comidas com muita gordura, segundo alguns estudos, enfatiza a possibilidade de surgimento da acne. Produtos cosméticos à base de óleo podem também piorar a acne. Deve-se usar produtos que não entupam os poros. Os factores hereditários também desempenham o seu papel, pois se os seus pais tiverem acne severa, é provável que você também venha a sofrer de acne.

 

Quais São os Sintomas?

Os sintomas incluem o surgimento das famosas “espinhas”, as quais podem ocorrer na face, pescoço, ombros, costas e peito. As borbulhas maiores e mais profundas, podem vir a ser cistos, os quais são dolorosos quando estão infectados. Eles podem também causar cicatrizes.

 

Como se Trata a Acne?

Para controlar a acne, deve-se manter uma higiene cuidada, isto é, uma pele limpa. Evite produtos que possam entupir os poros. Lave a sua cara uma ou duas vezes por dia com um sabonete suave. Tente não esfregar ou mexer nas borbulhas, pois pode piorar as mesmas e deixar marcas na pele.

Se você tem poucas borbulhas para tratar, pode adquirir um creme para acne sem receita médica. Procure por cremes que contenham peróxido de benzoíla ou ácido salicílico, pois são muito eficientes no combate à acne.

Pode levar algum tempo para conseguir controlar acne. Mas se você não obtiver sucesso com produtos sem receita médica, após tratamento de pelo menos 3 meses, consulte o seu médico. Um gel ou creme para a pele receitado pelo médico pode ser  a solução simples que necessita. Se você é uma mulher, a pílula contraceptiva ajuda a controlar a acne.

Se você tiver cistos de acne, o seu médico poderá recomendar um tratamento mais forte, pelo que é importante consultar um médico especialista.

 

O que Fazer com as Cicatrizes da Acne

Existem vários tratamentos para a pele, como a dermoabrasão, que podem ajudar e melhorar substancialmente as cicatrizes da pele, quer em termos de aparência, quer em termos de suavidade. Pergunte ao seu médico sobre este problema e sobre qual o melhor tratamento disponível para o seu caso específico.

 

Foto por ulisse albiati no Foter.com / CC BY-SA

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.