Segundo os investigadores, os ácidos gordos insaturados ómega-3 aumentam a actividade de uma proteína chamada mTOR e da insulina, que são sensíveis a pequenas mudanças no metabolismo energético.
A mTOR tem efeitos directos sobre a síntese de proteínas e sobre o centro de controle do apetite do cérebro. Os ácidos gordos insaturados ómega-3 estimulam a proteína mTOR, que inibe a sensação de fome e previne a degradação de proteínas.
Este estudo tem obviamente implicações sobre o ser humano. Entre os 40 e 60 anos de idade, a maioria das pessoas perde cerca de 20% da sua massa muscular, e quando se chega aos 70 anos, a maioria das pessoas não consegue levantar mais de 4,5 quilos acima da cabeça.
A insulina é uma importante hormona anabólica no músculo. As células tornam-se mais resistentes à insulina com a idade, o que dificulta a capacidade de sintetizar proteínas musculares.
Após este estudo descobrimos algo que nos pode ajudar. Os ácidos gordos insaturados ómega-3 do óleo de peixe poderão melhorar a resistência da insulina, o que ajuda as pessoas mais idosas a criar tecido muscular. Também pode ter um pequeno efeito sobre os mais jovens ajudando a aumentar a sua massa muscular.
Bibliografia | Journal of physiology, 579:269-284, 2007