O açúcar nas pessoas com diabetes

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

diabetesGeralmente as pessoas que têm diabetes interrogam-se acerca dos alimentos não podem consumir, e embora muitos pensem automaticamente no açúcar, a realidade é muito diferente porque o açúcar também está presente na alimentação das pessoas com diabetes.

O açúcar eleva os níveis de glicemia em todas as pessoas, saudáveis ou com diabetes, no entanto estas últimas devem ter mais cuidado porque a insulina não actua no organismo.

No entanto, o açúcar está presente de muitas formas nas pessoas com diabetes. Por exemplo, através de frutas que contêm frutose, de iogurtes ou leite que contêm lactose e mesmo de alguns alimentos que têm pequenas quantidades de mel ou açúcar refinado.

Também nas bolachas se pode encontrar açúcar, num sumo natural ou em produtos salgados como por exemplo snacks e molhos.

A realidade é que as frutas e produtos lácteos são as maiores fontes de açúcar nas pessoas com diabetes, só para além de terem frutose, têm ainda fibras e/ou proteínas que não permitem que a glicemia se eleve bruscamente.

Para além disso as pessoas com diabetes podem consumir pequenas quantidades de alimentos doces. Por exemplo: um caramelo, porque embora tenha imenso açúcar, a quantidade é mínima e pode-se reduzir o seu efeito sobre a glicose no sangue quando acompanhado por alguma fonte de proteínas, fibras ou gordura. Mais exemplos: queijo com doce, pão integral com doce, um copo de leite magro com um caramelo, entre outros.

Como se pode ver, o açúcar nas pessoas com diabetes não deve ser proibido nem erradicado, uma vez que pode estar presente na dieta habitual, sempre tendo cuidado com as quantidades em função do nível de glicemia. No entanto, informe-se melhor com o seu médico pois é ele quem melhor o pode aconselhar sobre o seu caso específico.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...