As evidências científicas dizem-nos que alguns nutrientes ingeridos em quantidades suficientes e de forma habitual estão relacionados com a perda de peso. Por essa razão vamos hoje conhecer esses nutrientes e as razões pelas quais ajudam a emagrecer com saúde.
- Proteínas: as proteínas ajudam a perder peso porque favorecem a saciedade, a termogénese e a manutenção da massa magra no corpo. As proteínas contribuem para manter o metabolismo activo e a perder peso com o tempo.
- Omega 3: vários estudos já comprovaram que este tipo de ácidos gordos insaturados favorece uma maior sensação de saciedade. Para além disso, substituir as gorduras saturadas por insaturadas está associado a uma leve redução da gordura e do peso corporal.
- Cálcio: numa investigação publicada em 2004 verificou-se que uma maior ingestão de cálcio estava relacionada também a uma maior perda de gordura, quando se está a tentar perder peso. Mas para além disso, pensa-se que o cálcio evita a acumulação de lípidos e ajuda a ter uma maior sensação de saciedade.
Vitamina C: existem vários estudos que mostram que esta vitamina ajuda a queimar gorduras de forma efectiva, talvez porque é necessária para a formação de carnitina, uma substância imprescindível para que os lípidos se oxidem no corpo.- Vitamina D: já se provou que níveis menores de vitamina D estão associados a maiores percentagens de gordura corporal, e que esta vitamina juntamente com o cálcio, ajudam a controlar melhor a ingestão de alimentos, o que torna também mais fácil controlar o que comemos e consequentemente a perder peso.
Estes são os nutrientes que até agora podemos confirmar estarem associados a uma maior perda de peso e que ajudam a emagrecer por diferentes razões.
Obviamente que não têm quaisquer efeitos milagrosos e que apenas a sua ingestão não irá provocar qualquer alteração do nosso peso. Como referimos, estes nutrientes fazem parte de um conjunto de hábitos que nos podem ajudar a perder peso, nomeadamente incluir estes nutrientes na sua dieta, cuidar das calorias ingeridas, reduzir o stress e fazer exercício físico com regularidade.
Talvez seja porque saciam, porque facilitam a queima de gorduras ou porque contribuem para que o corpo queime mais calorias. No entanto, estes são os nutrientes cientificamente comprovados que ajudam a perder peso, e que consequentemente não devem faltar na sua dieta se quiser cuidar da sua linha e da sua saúde.
Fontes consultadas | Journal of the American College of Nutrition, Volume 23, Issue 5, 2004 (abstract); Br J Nutr. 2003 Sep;90(3):717-27.