O Nolotil é um dos medicamentos mais consumidos, devido às suas qualidades analgésicas. Neste artigo vamos ver o que é Nolotil, para que serve, quando tomá-lo e os seu efeitos colaterais.
Aqui tem tudo o que precisa saber se toma este medicamento regularmente.
Tabela de Conteúdos
O que é Nolotil?
Devemos levar em conta, desde o início, que com o nome de Nolotil, estamos na verdade a falar da marca de um medicamento amplamente consumido e que também pode ser adquirido como medicamento genérico.
Na verdade, é possível que no seu país ele seja conhecido por outro nome, já que hoje é comercializado sob uma grande variedade de marcas comerciais.
O seu princípio ativo é o metamizol, também conhecido clinicamente como dipirona, por isso é um medicamento pertencente à família da pirazolona (um grupo de medicamentos usados para tratar a dor e a febre).
O Nolotil faz parte do grupo de medicamentos conhecidos como outros analgésicos antipiréticos,e é usado principalmente para o tratamento da dor pós-operatória aguda pós-traumática, sendo também útil em casos de dor de cólicas e de origem tumor, bem como nos casos de febre alta que não responde a outros antitérmicos.
Destaca-se justamente por ser uma das drogas mais consumidas no mundo. Por isso é muito importante saber não só em que consiste, mas qual é o seu campo de ação. Isto é, quando é mais apropriado tomá-lo, e em que circunstâncias, para ser verdadeiramente eficaz.
Ou seja, é um medicamento cujos efeitos são fundamentalmente analgésicos, antipiréticos e espasmolíticos, cujo princípio ativo é o metamizol de magnésio.
Tal como acontece com outros medicamentos, a principal vantagem do Nolotil é que dificilmente afeta a mucosa protetora do estômago, o que evita episódios de sangramento digestivo.
Para que serve o Nolotil?
São várias as qualidades que o Nolotil tem. É um medicamento com efeito analgésico, o que significa que ajuda a aliviar a dor. Também é antipirético, o que significa que ajuda a baixar a febre. Na verdade, é usado quando a febre alta não responde a outro antitérmico.
Por fim, também é espasmolítico, o que significa que é um medicamento que ajuda a aliviar as dores causadas nos órgãos e vísceras (como ocorre por exemplo com cólicas renais e biliares), ou causadas por espasmos musculares.
O Nolotil é útil nas seguintes condições:
-
É usado principalmente para o tratamento de dores leves e moderadas.
-
Para o tratamento da dor aguda pós-operatória.
-
Para o tratamento da dor aguda pós-traumática.
-
Em caso de cólicas.
-
Em caso de dor de origem tumoral.
-
No tratamento da febre alta, quando não respondeu a outros antipiréticos.
Embora seja um medicamento amplamente vendido em Portugal, em alguns países da União Europeia (como o Reino Unido), bem como nos Estados Unidos e na Austrália, a sua venda está proibida, principalmente a partir da década de 1970. vários estudos descreveram casos de agranulocitose após administração de metamizol. No entanto, em outros países, como a Suécia, eles o baniram no início e finalmente foi aprovado anos depois.
A agranulocitose é uma doença muito rara, mas com risco de vida, que consiste numa redução grave dos granulócitos (um tipo específico de glóbulos brancos) no sangue, que são os primeiros a combater a infecção.
No entanto, é preciso dizer que na verdade os casos de agranulocitose por ingestão de metamizol são muito raros, já que ocorrem entre 0,2 a 10 casos por milhão de habitantes.
Por que então é vendido em nosso país? Principalmente devido à existência de baixo risco de agranulocitose, o que não levou à sua proibição, mas a um acompanhamento muito mais próximo desse efeito adverso.
Além disso, vários estudos mostraram que os anglo-saxões e escandinavos são muito mais vulneráveis aos efeitos adversos do metamizol do que os habitantes de países mediterrânicos e latino-americanos, sendo mais vulneráveis. Consequentemente, esta droga é proibida em alguns países, e não em outros.
Quando é apropriado tomar o Nolotil e em que quantidade?
Por outro lado, devemos ter em mente que estamos diante de um medicamento cujo consumo não requer receita médica. Isso se traduz em algo muito simples: pode ser adquirido na farmácia, seja sob a respectiva marca ou como medicamento genérico.
Dito isto, muitos médicos especialistas aconselham tomar Nolotil em caso de dor após uma operação ou trauma, quando a pessoa sofre de cólicas ou, por exemplo, dores de dente.
Por outro lado, eles também aconselham tomar Nolotil nas quantidades recomendadas para febre alta, especialmente se não respondeu bem a outros antipiréticos.
Em relação à quantidade recomendada de Nolotil, geralmente podemos encontrá-la em cápsulas de 575 mg. Nestes casos, em adultos e adolescentes com mais de 15 anos, a dose habitual é uma cápsula três ou quatro vezes ao dia. Sempre acompanhado de um copo grande de água. Mas aconselhe-se sempre junto do seu médico de família sobre as quantidades a tomar.
E quanto tempo leva para fazer efeito?. O usual é que seu efeito analgésico ou antipirético seja perceptível apenas trinta a sessenta minutos após sua administração.
Quais são as alternativas ao Nolotil? Os principios genéricos
Embora o Nolotil seja um medicamento muito popular, você sabia que é possível optar por um genérico de ação semelhante ou semelhante? Isso o ajudará a encontrar medicamentos de ação idêntica (ou seja, igualmente eficazes), com a diferença de que seu preço provavelmente será mais barato e acessível.
Nesse sentido, você pode encontrar o metamizol como um genérico de nolotil.
Efeitos colaterais do Nolotil
Um dos principais efeitos colaterais do Nolotil é que ele pode causar agranulocitose, uma condição na qual a pessoa para de produzir glóbulos brancos (especificamente neutrófilos), que são de vital importância para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Como consequência, você tende a correr um risco maior de infecções.
Por outro lado, também pode causar reações alérgicas, bem como pressão arterial baixa.
Embora seja um analgésico que não afeta o estômago (como o ibuprofeno, por exemplo), pode causar desconforto gastrointestinal, principalmente quando seu consumo é excedido.
Lembre-se que o consumo de medicamentos sem receita, recomendação e acompanhamento médico pode ser muito perigoso.