A nattokinase é uma enzima, da família das peptidases, presente no natto ,um alimento fermentado de soja, tradicionalmente consumido no Japão, desde há milénios.
A nattokinase disponibilizada como suplemento nutricional é extraída do natto, é purificada e estandardizada de forma ser possível quantificar a sua capacidade fibrinolítica em unidades internacionais.
Tabela de Conteúdos
Ação da nattokinase
A nattokinase ajuda a prevenir e a tratar as doenças do sistema cardiovascular relacionadas com a formação de trombos, ou coágulos, por dois mecanismos que se potenciam nos seus efeitos benéficos:
-
Tem uma ação fibrinolítica, quer dizer, consegue destruir a fibrina, uma proteína que participa na formação dos coágulos perante um sangramento.
-
Tem um efeito anti trombótico, quer dizer, é capaz de desfazer coágulos ou trombos.
A presença de nattokinase no plasma sanguíneo tem o seu pico cerca de 12 horas após a sua toma oral.
A toma de nattokinase, na dose de 2.000 UI de fibrinólise por dia, durante dois meses, mostrou diminuir os níveis plasmáticos do fibrinogénio e dos fatores VII e VIII de coagulação, três factores hematológicos que se estiverem elevados aumentam significativamente o risco da formação de trombos.
Importa esclarecer que a nattokinase não interfere no perfil lipídico, pelo que não diminui o risco de doenças cardiovascular associado a níveis sanguíneos elevados de colesterol ou de triglicéridos.
Beneficiam com a toma de nattokinase as pessoas que tenham
-
Risco de doenças cardiovasculares
-
Risco acrescido de doenças tromboembólicas, como os doentes em diálise
-
História familiar de doenças cardiovasculares trombo-embólicas
-
Insuficiência venosa discreta ou já com varizes
-
Vida com viagens de avião de longo curso, para a prevenção da trombose venosa
-
Vida sedentária, tabagismo e obesidade
Contra-indicações para a toma de nattokinase
-
Não pode tomar nattokinase quem tenha algum risco de hemorragia
-
Úlcera gástrica ou duodenal
-
Doenças de coagulação, como a hemofilia
-
Nas fases pré e pós operatória
-
Estar a fazer terapêutica anticoagulante
-
Mulheres gravidas ou a amamentar não devem tomar nattokinase porque não é conhecida a sua segurança nestas circunstâncias.
Como tomar nattokinase
A nattokinase deve ser tomada na quantidade de 2.000 unidades de fibrinólise diária o que costuma corresponder a 100 mg. Deve ser verificada esta dosagem de acordo com a informação do fabricante.
A toma deve ser feita em jejum e cerca de 1 horas antes do almoço e do jantar.
A toma de nattokinase junto com a ingestão de alimentos compromete a sua absorção e diminui a sua ação nos mecanismos de coagulação.
No caso das pessoas que fazem viagens de avião de longo curso interessadas em fazer uma prevenção eficaz da trombose venosa profunda é recomendada a toma de nattokinase juntamente com pycnogenol, nos dois dias anteriores e no dia da viagem.