Mas quase nunca estamos ao sol!
Vivemos dentro de casa. Trabalhamos dentro de casa ou fechados num escritório. Fazemos compras em centro comerciais. Deslocamo-nos de carro. Fazemos atividade física nos ginásios. Divertimo-nos e convivemos debaixo de algum teto. Usamos cremes com protetor solar mesmo no inverno!
Atualmente 90% da população mundial tem deficiência em vitamina D.
É urgente “dar notícia, informar, prevenir” que cada pessoa com deficiência em vitamina D é uma pessoa enfraquecida, potencialmente doente, ou muito doente.
Quer estar de que lado?
Nos 10% com nível adequado de vitamina D?
Então, no verão, nas férias, sempre que possa, deixe o sol entrar na sua vida, com conta, peso e medida!
Perca o medo irracional ao sol. O sol é indispensável à vida.
Quando é seguro apanhar sol?
Enquanto a sua sombra, que o sol desenha no chão, é de tamanho igual ou superior à sua altura! Portanto, de manhã ou ao fim do dia. Ter o tamanho da sua sombra como medida é mais seguro pois o intervalo horário em que isto acontece varia muito ao longo do ano.
Quanto tempo devo expor-me ao sol?
Cerca de 30 minutos por dia é suficiente para a sua pele produzir a quantidade de vitamina D necessária para o seu dia e repor alguma reserva.
Com ou sem protetor?
Sem protetor solar. O protetor solar impede a pele de produzir vitamina D.
Enquanto está a permitir que a sua pele produza a sua fundamental e indispensável vitamina D não use protetor solar! Use-o depois!
Nas férias, apanhe sol, em segurança, com conta peso e medida, e reabasteça as suas reservas de vitamina D para o resto do ano. É uma questão de sobrevivência!