Na minha opinião, a música é uma das melhores invenções da humanidade. Quanto mais ouço e leio sobre “a arte das musas”, mais grandiosa me parece. Sempre achei que a música é muito importante para o corpo e para a alma, e há cada vez mais estudos que demonstram o seu valor. Por exemplo, sabia que cantar num coro diminui os níveis de ansiedade e aumenta o nosso compromisso para trabalhar em equipa?
Para que não fiquem duvidas sobre a sua importância, hoje vou partilhar uma lista com 5 benefícios que a música tem para a nossa saúde.
Tabela de Conteúdos
Reduz os efeitos do envelhecimento cerebral
Os resultados de uma investigação publicada na revista Neuropsychology indicaram que ter treino musical pode aumentar a agilidade mental durante a velhice.
Investigadores do Centro Médico do Kansas descobriram através de um estudo que os homens com mais formação musical obtinham melhores resultados nos testes de funcionamento do cérebro.
Alivia a ansiedade em pacientes com cancro
Investigadores da Universidade de Drexel descobriram que os pacientes com cancro que ouviam música ou que trabalhavam com um musicoterapeuta, viam reduzida a ansiedade e apresentavam melhorias nos seus níveis de pressão arterial e estado anímico, segundo a HealthDay.
Aumenta a capacidade de processamento de sons
Um estudo publicado em 2011 na revista Psychology and Aging referiu que as pessoas que tocaram música durante toda a vida mostraram um melhor processamento de sons.
Os investigadores também encontraram uma relação entre os resultados dos testes de audição e o tempo que os participantes no estudo praticaram música, segundo o portal Washington Post.
Previne as rejeições nos transplantes de coração
Por enquanto esta experiência não foi ainda realizada com humanos. No entanto, um grupo de investigadores japoneses descobriu que a exposição de ratos a certos tipos de música, entre elas a clássica, aumentava o tempo de sobrevivência após ter sido feito um transplante de coração, segundo Miller-McCune.
Ajuda a recuperação após acidentes vasculares cerebrais (AVC)
Investigadores finlandeses descobriram que escutar música pouco depois de um derrame cerebral pode ajudar na recuperação, segundo a Medical News.
Por outro lado, um estudo publicado na revista Brain refere que os investigadores descobriram que escutar música está relacionado com uma melhoria na memória verbal e com a atenção dos pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC).
Convencido? Ponha mais ritmo na sua vida e aproveite os benefícios da música para a saúde.