Mononucleose. Sintomas, causas e tratamento da doença do beijo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Mononucleose

O vírus de Epstein-Barr geralmente causa mononucleose. Dado que este vírus se propaga através da saliva, pensa-se que o beijo seja uma das principais causas que conduzem à mononucleose, pelo que também é conhecida como a doença do beijo. Quando uma pessoa tem mononucleose, irá experimentar uma fraqueza geral durante várias semanas. Felizmente é uma doença comum e geralmente não precisa de grandes cuidados.

 

Sintomas da mononucleose

Os sintomas da doença do beijo são relativamente leves nas crianças, enquanto alguns adultos são imunes ao vírus. No entanto, é provável que os seguintes sintomas evoluam de uma forma geral apos quatro a seis semanas de doença:

  • Inflamação dos gânglios linfáticos.
  • Amígdalas inflamadas.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de garganta severa.
  • Erupções na pele.

Os sintomas como a febre e a dor de cabeça podem durar algumas semanas, mas outros como o inchaço e o cansaço podem durar mais tempo.

 

Causas da mononucleose

O único factor que causa mononucleose é o vírus de Epstein-Barr. Este vírus pode propagar-se através da saliva, das lágrimas e do muco da garganta e do nariz. Na maioria dos casos, os adultos desenvolvem anticorpos que dão imunidade contra o vírus de Epstein-Barr.

 

Quais são as possíveis complicações da mononucleose?

Apesar da doença do beijo se curar por si só, a hepatite e a icterícia são duas complicações comuns que podem surgir. O aumento do tamanho do baço é outra complicação perigosa porque podem abrir fissuras e dar dores intensas no lado esquerdo da parte superior do abdómen.

Isto pode requerer uma cirurgia. Outras complicações menos comuns incluem:

  • Baixo número de plaquetas.
  • Inflamação do músculo cardíaco.
  • Inchaço das amígdalas que provoca dificuldades respiratórias.
  • Complicações do sistema nervoso incluindo encefalite
  • As doenças graves ocorrem se uma pessoa tiver um sistema imunitário débil.

 

Tratamento de infecções secundárias relacionadas com a doença do beijo

Embora alguns medicamentos sejam benéficos para os pacientes com mononucleose, outros há que podem ser prejudiciais. Um exemplo poderiam ser os antibióticos do tipo da penicilina que podem provocar erupções cutâneas.

Apesar de tudo, os medicamentos podem não ser sempre necessários. Gargarejar água salgada várias vezes ao dia, beber muita água (ou sumos) e tomar analgésicos de venda livre pode ajudar a melhorar os sintomas e trazer algum alívio aos pacientes com mononucleose.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.