É seguro usar o microondas?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

microondasQuando o forno de microondas chegou às nossas casas, poucos imaginariam o potencial desta tecnologia e durante muitos anos apenas o utilizámos para “aquecer” a comida. Hoje em dia este electrodoméstico transformou-se no aliado perfeito da dona de casa moderna, pelo que hoje trazemos alguns conselhos para maximizar o seu potencial.

A primeira coisa a ter em conta é que as microondas apenas chegam até aproximadamente 2 cm de profundidade, pelo que os pedaços maiores e mais grossos precisam de mais tempo do que aqueles que foram cortados mais finos.

Poucos prestam atenção à potência do seu equipamento e paradoxalmente é a combinação entre tempo e potência a chave para se conseguir uma cozedura uniforme.

Os alimentos que são melhor cozinhados a uma potência alta são aqueles com um alto conteúdo de humidade como por exemplo carne moída, aves, verduras e frutas. Os ovos, queijos e carne em bocados grandes podem ficar mais duros quando cozidos no microondas em potência mais elevada. O que se recomenda é reduzir a potência e deixar a cozer durante mais tempo.

Para garantir uma cozedura mais uniforme, coloque os alimentos uniformemente num recipiente coberto e acrescente líquido, se necessário. O calor húmido que se cria vai ajudar a destruir as bactérias nocivas e garantir uma cozedura mais uniforme. Coloque a tampa para que fique um espaço para que o vapor possa sair um pouco. Se possível, desfaça os pedaços maiores de carne porque os ossos podem impedir que a carne fique totalmente cozinhada.

Para uma cozedura mais uniforme e para eliminar as partes frias onde as bactérias nocivas podem sobreviver, mova, rode ou vire os alimentos (quando possível) pelo menos durante metade do tempo em que estiverem a cozer dentro do microondas. Mesmo quando o microondas tem um prato giratório, pode ser melhor mover e virar os alimentos.

Agora temos uma grande variedade de produtos pré-preparados, com instruções precisas para completar a sua preparação no microondas. Leia cuidadosamente as instruções e siga-as à letra. É a única forma de garantir que o produto fica bem cozinhado e que as bactérias foram completamente desactivadas.

Agora que conhece o básico sobre o funcionamento do microondas, já pode cozinhar com segurança em casa!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.