O que é a meningite meningocócica?
A meningite é uma infeção e inflamação das meninges. As meninges são membranas que cobrem a medula espinal e o cérebro. A meningite pode ser causada por muitas microorganismos patogénicos diferentes, incluindo bactérias, fungos e vírus.
A meningite meningocócica é causada por bactérias. Este tipo específico de meningite leva à morte em cerca de metade dos casos não tratados. A meningite tem muitos sintomas desde constipação (resfriado), gripe, dor de cabeça e febre alta, mas também inclui confusão e pescoço rígido. Se se suspeitar que se pode ter meningite meningocócica, consultar um médico imediatamente.
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, em qualquer lugar de 5 a 20 por cento da população pode carregar as bactérias que causam a meningite meningocócica. Na maioria dos casos, no entanto, está dormente, quer isto dizer que não provoca a doença. Infelizmente, quando a doença não está adormecida, é muito perigosoa.
O que causa a meningite meningocócica?
A meningite meningocócica é causada por bactérias. Existem vários tipos de bactérias que podem levar a esta condição. A classe de bactéria que causa a maior parte das vezes a meningite meningocócica é Neisseria meningitidis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, este tipo de meningite ocorre mais frequentemente numa região em toda a África chamado “cinturão da meningite”. Esta faixa estende-se da Guiné e Senegal no oeste até à Etiópia, no leste (OMS, 2011). No entanto, também pode ocorrer em qualquer país do mundo.
Como se transmite a meningite meningocócica?
A meningite meningocócica é transmitida apenas entre as pessoas. Os animais não são portadores da doença. As bactérias são transmitidas através do muco ou saliva. SQuem entrar em contato com um desses fluidos de uma pessoa infetada, pode contrair a bactéria.
Como a doença pode ser transferida na saliva, pode-se contraí-la se a pessoa e outra pessoa infetada compartilharem algo que entra em contato com a boca. Esta pode ser uma escova de dentes, um cigarro, ou mesmo batom. A patologia também pode ser transferida através de um beijo de uma pessoa infetada, ou pela inalação de gotículas que são expelidas quando alguém espirra ou tosse.
Até 20 por cento da população pode transportar uma versão adormecida de Neisseria meningitidis. O fato de que as batérias estão dormentes não significa que não se pode contrair a doença; uma pessoa infetada pode espalhar Neisseria meningitidis mesmo quando ela está inativa.
Quais são os sintomas de meningite meningocócica?
Geralmente desenvolvem-se sintomas cerca de quatro dias depois da exposição às bactérias. Em alguns casos, pode ocorrer mais rapidamente, dois dias após a exposição, ou pode demorar até 14 dias.
A meningite meningocócica tem vários sintomas comuns, que normalmente aparecem rapidamente. Estes sintomas comuns incluem:
-
Confusão
-
Dor de cabeça
-
Febre alta
-
sensibilidade à luz
-
Torcicolo
-
Vómito
Outros sintomas possíveis, mas menos comuns, incluem:
-
Irritabilidade
-
Erupção
-
Sono
Conforme a doença progride, podem ocorrer convulsões. Pode até mesmo levar à morte se for não tratada.
Como é diagnosticada a meningite meningocócica?
O médico irá diagnosticar a meningite meningocócica em geral através da realização de uma punção lombar. Neste procedimento, o médico vai retirar uma amostra do fluido espinal através da inserção de uma agulha na coluna vertebral. Este líquido é então testado para determinar se a pessoa tem essa doença.
Outros procedimentos que o médico pode executar incluem, um exame de sangue e um exame físico para os sintomas de meningite meningocócica. Enquanto estes não são tão conclusivos como uma punção lombar, podem ajudar a dar uma condição ao médico da condição do paciente.
Como é tratada a meningite meningocócica?
O médico irá internar imediatamente o pacinete, se acreditar que este tem meningite meningocócica. Irá tratá-lo com um antibiótico como a ceftriaxona (uma escolha comum para esta doença). Em alguns casos, o médico pode utilizar um outro antibiótico, tais como:
-
Ampicilina
-
Benzilpenicilina
-
Cefotaxima
-
Cloranfenicol
-
Penicilina
Porque esta doença é transmitida através do contato próximo, o médico pode também recomendar o tratamento de qualquer pessoa que possa ter estado em contacto próximo com o paciente.
Qual é a perspectiva para alguém infetado com meningite meningocócica?
Esta forma muito grave de meningite é fatal em até metade dos casos não tratados.
Com o diagnóstico precoce e tratamento, a taxa de mortalidade cai para 5 a 15 por cento. Estas mortes ocorrem tipicamente durante os primeiros dois dias.
10 a 20 por cento das pessoas que sobrevivem à doença terão problemas duradouros como resultado. Estes incluem:
-
Danos cerebrais
-
Perda auditiva
-
Dificuldades de aprendizagem
Esta doença é muito perigosa, mesmo com tratamento imediato. Não hesite em ir para o serviço de urgência se achar que pode ter meningite meningocócica.
Como evitar a meningite meningocócica?
Não há vacina que possaproteger de todas as formas de meningite meningocócica. Em vez disso, existem várias vacinas feitas para proteger contra os diferentes tipos de meningite meningocócica.
As vacinas são geralmente recomendadas para pessoas com idade entre 11 a 18 anos.
O médico pode recomendar uma vacina em alguns outros casos. Por exemplo, quem está planear viajar para uma parte do mundo onde a meningite meningocócica é endémica. O médico também pode sugerir a vacina para quem já teve seu baço removido ou se tem uma doença crónica.