A meloterapia é uma agradável surpresa que consiste na aplicação de mel sobre a pele permitindo beneficiar de todas as suas propriedades medicinais.
Tabela de Conteúdos
O que é a meloterapia?
A meloterapia é um tratamento corporal à base de mel puro de abelhas aplicado directamente sobre a pele.
Em que é baseada?
A meloterapia baseia-se em envolver o corpo com mel para combater a pele seca, dar luminosidade, brilho e proporcionar aos cinco sentidos um grande prazer.
Em que nos pode ajudar?
A meloterapia é uma terapia tanto para o corpo como para os sentidos.
Este tratamento proporciona suavidade, brilho e luz à pele.
É descongestionante, dadas as suas propriedades calmantes que refrescam as camadas mais superficiais da nossa pele uma vez que é possível fazer uma exfoliação com a grande quantidade de açúcares que contém.
Em relação aos nossos sentidos, é agradável ao tacto pela sua textura cremosa, agradável à vista pela sua cor dourada, agradável ao ouvido pelo seu som delicado e doce e agradável ao gosto pelo seu inconfundível sabor, que lhe confere propriedades antidepressivas.
Como fazer em tratamento com a terapia de mel
Primeiro faz-se um exfoliante corporal ou peeling com o mel açucarado, que se aplica directamente sobre a pele e massajando com energia.
Retira-se o exfoliante com uma toalha molhada em água termal quente.
Envolve-se a pessoa em mel colocando uma camada de plástico para a cobrir e deixa-se actuar uns 20 minutos aproximadamente, enquanto a pessoa se encontra num ambiente agradável onde predomina o doce odor do mel juntamente com uma sonora e relaxante melodia num local quente e silencioso.
Passado este tempo, retira-se tudo e faz-se uma massagem relaxante de aproximadamente 30 minutos com azeite essencial de baunilha misturado com umas gotas de mel. Isto tornará a massagem ainda mais perfumada e agradável.
Origem e história
O mel já é há muito conhecido pelos nossos antepassados, os quais usavam este produto para adoçar a comida ou para comer directamente. Já os gregos e os egípcios lhe atribuíram poderes sagrados e o usaram também como moeda nas suas transacções.
Este tratamento à base de mel ou meloterapia começou a ser feito pelas mulheres romanas após os seus banhos termais, para dar brilho e frescura à pele deixando-as mais belas que as demais.
Pouco a pouco, esta prática foi-se expandindo por toda a Europa até aos nossos dias.
A meloterapia hoje em dia já se tornou realmente numa terapia para adoçar as nossas vidas.