tosse com expetoração

Melhores remédios para a tosse com expetoração

A tosse em si mesma é algo muito comum que nos acontece quase todos os dias, pois é um mecanismo de defesa do corpo utilizado para limpar e manter as vias respiratórias desobstruídas. O seu conceito mais simples é a limpeza da garganta que fazemos numa base muito regular, mesmo inconscientemente. No entanto, quando a tosse é produzida por irritações externas, alergias, vírus ou bactérias, é geralmente de maior intensidade que pode mesmo afetar a nossa vida diária. Nestes casos, podemos não ser capazes de o controlar com simples medidas de higiene, podendo mesmo ter de recorrer a medicamentos, quer sejam xaropes para a tosse naturais ou clássicos.
Contudo, existem circunstâncias em que esta irritação do trato respiratório leva a uma inflamação das membranas mucosas, resultando num aumento da produção de muco que, se se tornar viscoso e difícil de eliminar, provocará um aumento ainda maior da irritação e tosse local, que, por conseguinte, também procurará expelir este muco irritante.
É nestes momentos em que a tosse é acompanhada pela expulsão de muco que se fala de uma tosse com expetoração.
Esta condição é muito irritante uma vez que, para além do excesso de muco, causa geralmente uma garganta seca, chiadeira e, em por vezes, uma sensação de asfixia.
tosse com expetoração

O que normalmente causa a tosse com expetoração?

Em geral, as causas mais comuns que normalmente acabam por provocar a irritante tosse com expetoração são:
  • Gripe e/ou constipações
  • Bronquite
  • Alergias
  • Tabaco
  • Doenças do sistema respiratório tais como: sinusite, rinite, amigdalite, etc.
  • Refluxo gastrintestinal
  • Desvio do septo nasal
  • Excesso de produtos lácteos, chá, café, sal e açúcar.
Em caso de tosse com expetoração durante mais de 3 – 4 dias e se a pessoa também tiver outros sintomas como febre, dificuldade em respirar, dor de garganta e catarro amarelado ou esverdeado, deve consultar imediatamente um médico para excluir outras condições mais graves.

Remédios naturais para tratar a tosse com expectoração

Entre as soluções naturais mais recomendadas para o tratamento da tosse com expectoração estão:

Beber pelo menos 2 litros de água por dia

Beber muita água irá diluir mais facilmente o catarro para que possa ser expulso mais rapidamente. Uma pessoa em condições normais deve beber entre 1 a 1,5 litros por dia, se tiver uma tosse com expetoração, a ingestão de líquidos deve ser aumentada para 2 litros.

Inalação de vapores de água com infusão de eucalipto

O eucalipto é uma planta medicinal bem conhecida utilizada durante anos no tratamento de problemas respiratórios devido às suas elevadas propriedades mucolíticas e expectorantes. Para tratar tosses expetorantes com inalações de eucalipto, basta ferver água numa panela e quando chegar à ebulição, adicionar algumas folhas de eucalipto e deixar aquecer durante cerca de 10 minutos. Em seguida, proceder à inalação do vapor da água + eucalipto, alternando a respiração através de cada narina. Por outras palavras, respirar profundamente através de uma narina enquanto tapa a outra e depois aplicá-la ao contrário.

Xarope para a tosse

No caso do recurso aos xaropes clássicos para a tosse, é de notar que existem numerosas soluções no mercado para facilitar a expulsão de muco retido e assim reduzir a tosse produtiva. Alguns dos mais conhecidos têm como principal ingrediente ativo a acetilcisteína. Este componente reduz a viscosidade da catarro e facilita a sua expulsão ou expectoração, aliviando assim a sensação de asfixia e facilitando a redução da tosse com expetoração.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.