A maioria das pessoas sabe que o melanoma é um tipo de cancro de pele que se pode espalhar muito mais rápido e precocemente do que qualquer outro tipo de cancro de pele. É importante conhecer em linhas gerais as características desta doença, uma vez que se pode espalhar muito rapidamente
Tabela de Conteúdos
O que é o melanoma?
O melanoma é um cancro nos melanócitos, que são as células produtoras de pigmento da pele. Existem outros tipos de cancro de pele que não se propagam, mas o melanoma pode invadir qualquer outra área do corpo. Costuma aparecer mais frequentemente no tronco dos homens e nas pernas das mulheres, mas efectivamente, pode aparecer em qualquer zona do corpo, independentemente do género.
Factores de risco
De seguida vamos listar quais os factores de risco para esta doença, do risco mais elevado para o mais baixo. Logicamente, quantos mais factores de risco apresentar, maior será o risco de contrair melanoma:
- Um sinal que muda de cor e/ou forma.
- Bordos irregulares ou não definidos.
- Um sinal que seja maior do que 15 centímetros de diâmetro e que seja de nascença.
- Ser de raça branca.
- Ter padecido de qualquer outro tipo de cancro de pele.
- Historia familiar de melanoma.
- Utilizar solários dez vezes por ano ou mais antes de fazer trinta anos.
- Mais do que 50 sinais no corpo.
- Supressão do sistema imunitário.
- A tendência para apanhar escaldões e queimar-se em vez de ficar bronzeado, quando se expõe ao sol, mesmo usando protecção adequada.
Prevenir o melanoma
A melhor forma de prevenção é ser capaz de reconhecer qualquer tipo de factores de risco que possa apresentar e tomar precauções para prevenir os danos causados pelo sol. O protector solar deverá ter um factor mínimo de 15 e deve ser usado de cada vez que se exponha ao sol. Se apresenta vários factores de risco, a melhor opção é usar sempre protector solar de factor no mínimo 30.
Poderá facilmente encontrar no mercado loções hidratantes já com protector solar na sua composição.
Reconhecer sinais suspeitos
Deve ter em consideração quatro factores fundamentais no momento de examinar a sua pele e os sinais que lhe pareçam suspeitos:
- Assimetria: Se desenhar uma linha que passe pelo centro do sinal e as metades não forem semelhantes, o mesmo tem maiores possibilidades de ser anormal.
- Limite: As bordas ou limites de sinais anormais não estão bem definidos, podendo ter limites irregulares.
- Cor: Uma cor que não seja igual em todo o sinal é considerada anormal. Isto deve ser tido mais em consideração se o resto dos sinais do corpo tiver uma cor uniforme. Por outro lado, não é estranho que algumas pessoas tenham sinais com cores diferentes dentro dos mesmos. As cores vermelha, branca e azul são sinais de anormalidade.
- Diâmetro: a maioria dos casos de melanoma começa a propagar-se horizontalmente antes de se espalharem verticalmente, pelo que deve prestar especial atenção aos sinais que cresçam em diâmetro mais do que meio centímetro.
Imagem: milomingo / CC BY-NC-ND