Calendula officinalis ou conhecida como Margarida era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia como planta medicinal bem como corante têxtil, corante alimentar e em cosméticos.
As folhas e as pétalas desta planta também são comestíveis, as pétalas funcionam como guarnição em substituição do açafrão. As folhas podem ser doces mas são geralmente amargas, e podem ser usadas em saladas.
Margarida
Calendula officinalis é maioritariamente usada para aliviar a inflamação da boca, da garganta e ou do estômago; também é usada para cremes ou como pomada tópica para aliviar erupções e irritação e para ajudar a curar feridas.
Funciona como bactericida, antisséptico e anti-inflamatório. As pétalas e o pólen contêm anti-inflamatório e antioxidantes. As folhas e os caules contêm outros carotenoides, sobretudo luteína (80%) e zeaxantina (5%) e betacaroteno.
Os extractos da planta são também muito usados em cosméticos, presumivelmente devido à presença de compostos como saponinas, resinas e óleos essenciais.
Segundo um estudo sobre esta planta indicado no site MedlinePlus, esta tem planta tem sido usada para diferentes tratamentos:
-
Queimaduras
-
Infecções de ouvido (otite média)
-
Inflamação da pele devido à radioterapia (dermatite de radiação)
-
Úlceras na perna
-
Espasmos musculares
-
Febre
-
Hemorragias nasais
-
Varizes
-
Hemorróidas
-
Infeções na boca
-
Dor de garganta
-
Feridas
-
Fissuras anais
-
Outras condições
Preparação:
Chá: Ferva água com as pétalas da flor. Deixe repousar durante 10 minutos. Pode ser utilizado como um anti-séptico bucal, gargarejar para dores de garganta, ou chá.
Além disso, a calendula está presente na fórmula de alguns shampoos para cabelos claros, pois sabe-se que o extrato dessa planta contém, assim como a camomila e a macela, um pigmento amarelo responsável por acentuar a cor dos cabelos de tons castanho claro a louro dando-lhes reflexos dourados de forma natural e gradual.
Existem outros tipos de ervas naturais que têm como função anti-inflamatório natural como Harpagophytum, ou Boswellia Serrata, ou Curcuma.
É necessário ter em atenção que a planta não funciona por si só, mas tem que ter também outros complementos. Além que deve sempre ter em atenção se não entra em conflito com nenhum medicamento que esteja a tomar.