academia certa

Malhação – Como Escolher a Academia Certa

Devido ao grande aumento de pessoas conscientizadas da importância de fazer uma atividade física, o número de adeptos dos exercícios físicos vem crescendo significativamente, lotando parques, clubes e academias.
Você quer malhar? E agora??
O local onde você treina é de extrema importância e vai ter um impacto decisivo em seus resultados. Veja algumas dicas  importantes antes de pagar a sua mensalidade!
academia certa

Tabela de Conteúdos

O Local da Academia

Acredite se quiser, mas o local da sua academia pode afetar os seus resultados. Imagine um longo dia de trabalho, estudos ou qualquer outro tipo de atividade, no final do dia você tem que se locomover por kilometros para chegar na academia, lá gastar o resto das suas energias e depois ter que voltar para casa. Qualquer imprevisto em sua rotina normal pode fazer com que você desista de ir a academia, pois não se torna conveniente. O que não aconteceria se a academia fosse perto da sua casa, onde você pode ir até de à pé, neste caso você não irá gastar sua paciência ou energia para chegar em um local onde você vai ter que sofrer mais ainda atrás de resultados.

Qualidade dos Equipamentos

De nada adianta uma academia com poucos pesos e equipamentos com defeitos. Antes de entrar em uma academia tenha certeza de que fez um “tour” pela mesma. Pergunte ao dono, qual é o halter mais pesado deles, cheque a quantia de barras para supino, anilhas e a condição dos aparelhos. Uma academia com apenas 2 barras para supino pode atrapalhar o seu treino futuramente por exemplo, principalmente em horários de pico, o mesmo acontece se academia não tem pesos suficientes ou muito leves (halteres). Uma boa academia tem que ter o mínimo de pesos e estrutura para suprir as necessidades tanto de um iniciante como de um avançado que faz supino com halteres de 50kg por exemplo.

Instrutores

Instrutores hoje em dia são uma fonte de mão-de-obra barata. Muitos donos de academia contratam instrutores ou personal trainers pelo seu preço e não pelo conhecimento. Caso você seja um iniciante, você poderá ser exposto a péssimos profissionais e suas teorias mirabolantes de treinamento. Antes de pagar a sua primeira mensalidade pergunte ao responsável pela academia se seus instrutores estão registrados no CREF que é o órgão brasileiros que regulariza a atuação de profissionais na área de saúde/fitness. Alguns donos de academia também tem o costume de contratar somente estagiários cursando Educação Física para economizar dinheiro, estes geralmente com pouquíssimo ou nenhum conhecimento. Evite estas academias, dê preferência a academias com instrutores formados e com CREF em dia.

Preço e Horas

Todos sabemos que uma hora de treino é o suficiente para gerar resultados, porém cheque este detalhe antes de pagar qualquer coisa. Qual é o preço a ser pago, quantas e quais horas a academia estará disponível para você. Veja se o valor e o horário combinam com seu estilo de vida e situação financeira, a academia tem que ser algo positivo em sua vida e não um estorvo financeiro e social.

Você mora em Condomínio?

Você já reparou, que os condomínios em lançamento tem sempre uma área reservada para sala de ginástica? Isto está sendo constante.
Esta é uma ótima opção para quem não tem tempo de ir a academia. Lembrando que você deve fazer os exercícios corretamente para não se machucar ou contratar um professor que lhe oriente.

Siga estes conselhos para escolher sua academia de ginástica:

  • Prefira uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido);
  • Não se impressione com a sofisticação do local, os estabelecimentos mais simples também podem possuir excelentes profissionais;
  • Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar sua disponibilidade e preparo físico;
  • Fique atento à ventilação do espaço físico e à higiene do local, principalmente os banheiros;
  • Especule se os professores são capacitados e atualizados em tudo o que acontece no campo de ginástica. Para isso visite outras academias, assistindo aulas e perguntando para conhecidos que já utilizam os serviços;
É claro que estas dicas não vão garantir que você não terá problemas, já que uma academia também é feita de pessoas e podem surgir aborrecimentos e insatisfações, mas seguindo essas recomendações a chance de acertar, será maior.
Até Breve!
4

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.