Não estamos a falar de Lázaro, nem das Sagradas Escrituras, mas apenas e somente de actividade física, nomeadamente as caminhadas. Caminhar é uma actividade completa que pode trazer imensos benefícios ao seu corpo, sendo recomendável caminhar diariamente uma meia hora. Se ainda por cima tiver a possibilidade de caminhar em plena natureza os benefícios serão ainda maiores.
As caminhadas são uma actividade que pode ser feita por todo o tipo de pessoas e de todas as idades, que consiste em caminhar a pé em diferentes cenários naturais ou urbanos. No caso de um contacto directo com a natureza, poderá apreciar o seu esplendor e obter mais benefícios derivados da prática de um desporto aeróbico.
Antes de mais devemos conhecer o local onde vamos praticar esta actividade. Não devemos esquecer que apesar de que os caminhos estarem normalmente bem sinalizados, estaremos em plena floresta e que podemos sair dos caminhos e nos perder. É importante não sair do circuito marcado para evitar possíveis contratempos. Em relação ao resto uma caminhada é uma actividade relaxante que nos permite desligar e descontrair.
Não só é uma actividade física gratuita como também uma das actividades mais sãs que se podem fazer durante todo o ano. Esteja bem equipado, conforme a estação do ano, e preparado para bons passeios, aproveitando ao máximo os benefícios da actividade ao ar livre.
Quando caminhar de verão tenha em conta as temperaturas altas e a necessidade de evitar a desidratação e as insolações, e sobretudo caminhe regularmente, se possível com três ou quatro sessões semanais.
Mas quais os benefícios das caminhadas? Bem, está demonstrado que quase tudo são vantagens (sempre existe o desgaste físico, mas as vantagens fazem com que valha a pena) e bem interessantes. De seguida ficam alguns exemplos dos benefícios das caminhadas:
- Diminuição de até 52% do risco de sofrer de hipertensão
- Prevenção da osteoporose
- Baixar os níveis de mau colesterol e aumento dos níveis do bom colesterol
- Melhora o transito intestinal
- Reduz as perdas funcionais próprias da idade
Por tudo isto, continue a ler a Rica Saúde, para continuar a ter bons conselhos para ter uma vida mais saudável.