Benefícios e propriedades do leite de aveia (inclui receita)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

aveiaO leite de aveia é uma bebida vegetal rica em benefícios nutritivos e com propriedades incríveis. Descubra aqui como fazer esta bebida em casa com uma receita fácil e também quando a deve evitar.

Podemos encontrar actualmente no mercado com uma grande variedade de bebidas de origem vegetal que são uma excelente alternativa para quem não quer continuar a consumir leite de origem animal, como por exemplo o leite de vaca ou de cabra.

Os leites de origem vegetal são uma boa alternativa, precisamente, para quem segue uma dieta vegan ou vegetariana, bem como para quem não quer mais consumir bebidas de origem animal, ou para quem tem problemas de intolerância à lactose.

Esta intolerância, como certamente saberá, aparece quando o organismo não é capaz de digerir adequadamente o açúcar do leite (lactose), ao existir um défice de lactase. Há que diferenciá-la da alergia às proteínas do leite que se trata de uma doença caracterizada por uma resposta exagerada do sistema imunitário às proteínas presentes no leite de origem animal.

Em qualquer caso, o leite de aveia é uma opção natural excelente para todos, inclusivamente para os mais pequenos pela sua riqueza nutricional e diversos benefícios para a saúde. Mas porque é chamam esta bebida de leite de aveia quando na realidade não é uma bebida de origem láctea?

Poderíamos dizer que esta denominação é uma questão meramente com fins publicitários e de marketing, provavelmente devido ao facto de se ver muito nas prateleiras dos supermercados a bebida de soja, e porque num certo sentido muitas pessoas assim a identificam embora não seja feita com “leite normal”. Não obstante, o nome correcto é bebida de aveia ou bebida vegetal de aveia.

 

As propriedades da bebida de aveia

A realidade é que o leite de aveia é uma bebida maravilhosa e rica em nutrientes essenciais, o qual tem imensos benefícios e propriedades que permitem ter dieta saudável, variada e equilibrada.

 

Alto conteúdo em nutrientes

  • Fibras: a bebida de aveia tem boas quantidades de fibras essenciais para o bom funcionamento dos intestinos e útil para regular o trânsito intestinal e prevenir ou tratar a prisão de ventre.
  • Hidratos de carbono: é uma bebida que fornece energia e que se destaca pelo grande conteúdo em hidratos de carbono. Com efeito, 100 gramas desta bebida fornecem quase 10 gramas de hidratos de carbono.
  • Alto conteúdo em proteínas: a bebida de aveia destaca-se por ter um elevado conteúdo em proteínas, embora evidentemente que em comparação com as bebidas de origem animal (como por exemplo leite de vaca) o seu contributo seja muito menor. Não obstante, 1 chávena de leite de aveia tem 2 gramas de proteínas.
  • Alto conteúdo em vitamina do complexo B: estamos perante uma bebida com uma quantidade interessante de vitaminas do grupo B, as quais são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Presença de aminoácidos essenciais: o leite de aveia tem boas quantidades de aminoácidos essenciais que ajudam o organismo a formar novos tecidos (apenas para dar um exemplo.
  • Elevado conteúdo em cálcio: embora o cálcio seja associado aos produtos lácteos de origem animal, sabia que 100 gramas de leite de aveia têm 120 mg. de cálcio?

 

Ideal contra a prisão de ventre

Dado que tem grande quantidade de fibras, estamos perante um leite de origem vegetal muito útil para quem tem prisão de ventre ou para quem costuma ter problemas em ir à casa de banho.

É assim uma opção natural e única que ajuda a regular o trânsito intestinal e a melhorar o funcionamento e a saúde dos intestinos.

 

Ajuda a baixar o colesterol e os triglicéridos

A bebida de aveia não tem colesterol. Com efeito é uma bebida excelente que ajuda o organismo a reduzir os níveis elevados de gordura no sangue, não apenas do colesterol, mas também dos triglicéridos.

Neste sentido, trata-se de uma opção excelente para prevenir doenças cardiovasculares e o próprio aumento das gorduras no sangue. É ainda uma excelente opção a acrescentar à nossa dieta quando já foram diagnosticados valores elevados de colesterol ou triglicéridos. Mais ainda, ajuda a reduzir o colesterol LDL (também conhecido vulgarmente como colesterol mau).

 

De fácil digestão

Se bebe habitualmente leite de vaca ou leite de cabra, talvez já tenha sentido alguma vez problemas digestivos depois de ter consumido este tipo de leite. O motivo é simples: o sistema digestivo não está 100% preparado para digerir este tipo de bebidas. Mais ainda, há cada vez mais nutricionistas a dizer que deveríamos deixar de beber leite de origem animal em idade adulta. E apenas se deve consumir o maravilhoso leite materno quando somos pequenos.

Neste sentido o leite de aveia destaca-se por ser mais facilmente digerível, sendo uma excelente opção para quem costuma ter a digestão pesada.

leite de aveia

Adequado para diabéticos

O leite de aveia é uma opção natural útil para pessoas que precisam de controlar os níveis de açúcar no sangue, já que ajuda precisamente a controlar estes níveis de forma natural.

 

Bom para o sistema nervoso

Pela sua riqueza em vitaminas do complexo B, estamos perante uma bebida maravilhosa para o sistema nervoso, pois como é sabido, estas vitaminas são úteis para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Mais ainda, é uma opção única para quem tem habitualmente estresse e ansiedade, pois ajuda a relaxar de forma totalmente natural.

 

Resumo das propriedades do leite de aveia

Estamos indubitavelmente perante uma bebida vegetal que é uma excelente opção para o pequeno-almoço (café da manhã), lanches e merendas, graças à sua contribuição nutricional e ao seu baixo conteúdo em gorduras. Quais são então os seus principais benefícios? Sem mais demoras, vamos então conhecê-los:

  • Elevado conteúdo em vitaminas do grupo B: as vitaminas do grupo B são nutrientes essenciais fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso. São ideais, por exemplo, para quem sofre habitualmente de ansiedade e estresse. A bebida vegetal de aveia é única que pode ajudar neste ponto, pois tem muitas vitaminas do grupo B.
  • Muito rico em aminoácidos: o leite de aveia tem 8 aminoácidos essenciais, o que o transforma numa boa fonte de energia e proteínas para o organismo.
  • Alto conteúdo em fibra: esta bebida vegetal de aveia destaca-se pelo seu elevado conteúdo em fibra, o que a transforma numa opção natural maravilhosa para quem tem prisão de ventre.
  • Ideal para controlar o colesterol alto: Se tem o colesterol elevado e também os triglicéridos, então o leite de aveia é ideal precisamente pelo seu conteúdo em fibra. Por essa razão, esta é uma boa opção para quem tem maiores riscos de vir a sofrer alguma doença cardiovascular.
  • Altamente digerível: em comparação com o leite de origem animal, esta bebida vegetal destaca-se por ser mais facilmente digerível. Mais ainda, sabia que até se digere melhor do que outras bebidas vegetais, como por exemplo o leite de soja?

 

Receita simples para fazer leite de aveia em casa

Como verá, o processo para fazer leite de aveia caseiro é relativamente simples e fácil. Com efeito, apenas precisa de aveia, água, e de uma liquidificadora para triturar e misturar os ingredientes mais facilmente, de forma automática e quase sem esforço.

Ingredientes para fazer leite de aveia:

  • 40 gramas de flocos de aveia (pode usar um pouco mais se quiser)
  • 1 litro de água (de preferência filtrada)

Passos para fazer o leite de aveia:

  1. Coloque a aveia na liquidificadora.
  2. Junte a água e misture bem.
  3. Coe num coador de rede.

Se deseja mais ou menos consistência, pode juntar mais ou mesmo aveia dependendo da consistência desejada.

Para adoçar, pode utilizar mel, stévia, (2) tâmaras ou extracto de baunilha.

De seguida deixamos um vídeo explicativo onde pode ver como fazer leite de aveia com outra receita igualmente fácil e simples:

 

Principais contra-indicações do leite de aveia

Apesar da bebida vegetal de aveia seja geralmente uma bebida saudável e nutritiva, a verdade é que também é preciso ter algum cuidado com as contra-indicações do leite de aveia, uma vez que em determinadas situações não se recomenda o seu consumo.

As principais contra-indicações são as seguintes:

  • Alergia ao glúten e doença celíaca: apesar de a aveia não ter glúten, esta bebida é embalada sobretudo em fábricas onde são manipulados outros cereais com glúten. Por essa razão, apenas é recomendável consumir os produtos em cuja etiqueta se especifique que se trata de um “produto sem glúten”.

Como vemos, na realidade existem poucas contra-indicações relacionadas com o leite ou bebida de aveia, principalmente porque apenas se consome a bebida coada de aveia, e não os grãos de aveia inteiros.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.