Conheça os incríveis benefícios e propriedades do leite de arroz (com receita)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

leite de arrozO leite de arroz pode ser uma opção excelente e saudável do ponto de vista nutricional para todas as pessoas que não podem consumir produtos lácteos e derivados com lactose porque é uma bebida vegetal natural que não provoca alergias, nem tem intolerâncias, pois não contém lactose ou glúten.

Como sabemos, hoje em dia é possível encontrar no mercado uma interessantíssima diversidade de leites vegetais feitos especialmente a pensar em todas as pessoas que, ou não gostam de leite animal, ou então têm a referida intolerância à lactose.

Hoje em dia é muito fácil encontrar nas prateleiras dos supermercados alguns leites vegetais como o leite de soja ou o leite de amêndoa. Mas também é possível e sem sequer é muito complicado fazer estes leites e outros leites vegetais em casa. Há muitas receitas que pode encontrar, mas neste artigo vamos falar mais concretamente sobre o leite de arroz e dar-lhe a receita para fazer esta bebida calmamente em sua casa.

 

O que é o leite de arroz e como é feito?

Como o próprio nome indica (embora diga-se de passagem que não é adequado chamá-lo de leite, uma vez que na realidade a denominação mais correcta seria bebida de arroz ou simplesmente bebida vegetal de arroz), estamos perante uma bebida de origem vegetal obtida a partir da fermentação e posterior liquefacção dos grãos de arroz.

Ou seja, o leite de arroz é obtido a partir da fermentação dos grãos de arroz frescos, os quais foram previamente moídos e cozidos. Para a sua preparação é necessário moer e triturar os grãos de arroz, para de seguida serem cozidos e finalmente desfeitos.

Digamos que a forma de fabrico seria a mesma de quando se faz uma receita com arroz, com a diferença que anteriormente à cozedura estes devem ser bem moídos e esmagados.

bebida de arroz

Benefícios do leite de arroz

Ideal para pessoas com intolerância à lactose, ao glúten e à soja

Não contém glúten, nem lactose, por isso a bebida vegetal de leite de arroz é uma opção saudável e adequada para substituir o leite animal com elevado conteúdo em lactose, como acontece por exemplo com o leite de vaca.

Já que se trata de uma bebida que evidentemente não contém lactose, é ideal não só para intolerantes à lactose, como também para quem é alérgico ao leite.

E o que acontece quando para além de ser intolerante à lactose também se é intolerante à soja? Que bebida vegetal escolher? Neste caso, o leite de amêndoas também é uma excelente opção porque não é feito (obviamente) a partir dos grãos da soja.

Uma bebida muito energética

Tem um grande conteúdo de hidratos de carbono, nutrientes que a transformam numa bebida altamente energética.

Ajuda a melhorar o trânsito intestinal

Devido à fermentação do arroz, o amido abre-se, de forma que tem benefícios interessantes na melhoria do trânsito intestinal.

No entanto, é preciso ter em consideração que o seu conteúdo em cálcio não é muito elevado, de forma que não devemos descuidar o consumo de outros alimentos ricos em cálcio para compensar.

Interessantes qualidades digestivas

A bebida de arroz é uma bebida muito digestiva, transformando-se assim numa opção bastante interessante para fornecer proteínas e açúcares de fácil assimilação.

Com efeito, por ser de fácil digestão e não causar problemas de estômago, é bastante adequada para pessoas que tenham alguma patologia, transtorno ou doença digestiva, como por exemplo gastroenterite, gastrite, acidez estomacal ou vómitos.

Também é interessante em casos de cólon irritável, doença de Crohn ou doença inflamatória intestinal.

Bebida muito leve

Não se pode dizer, como é óbvio, que a bebida de arroz emagrece, mas é verdade que ajuda em dietas de emagrecimento porque é uma bebida muito leve, que se destaca precisamente por ter poucas calorias.

É uma opção interessante e natural excelente para o pequeno-almoço (café da manhã), lanche ou jantar. No entanto, é muito importante apenas consumir bebidas de arroz naturais sem açúcar ou adoçantes.

Para além disso, há que ter em conta que se trata de uma bebida com um índice glicémico elevado, pelo que o seu consumo nas dietas de emagrecimento deve ser moderado.

Rica em antioxidantes naturais e adequada para o coração

Se optar pela bebida de arroz feita a partir de arroz integral terá uma bebida com um elevado conteúdo em vitaminas do grupo B e gorduras não saturadas, para além de magnésio, ferro, cobre, manganês e selénio.

A presença de muitos destes antioxidantes naturais transforma esta bebida numa opção natural excelente para cuidar do coração, defesas e ainda ajuda a prevenir o cancro.

 

Algumas questões nutricionais a ter em conta com o leite de arroz

Apesar de ser uma das bebidas vegetais mais populares, saudáveis, deliciosas e ligeiras, devemos ter em conta que contém menos proteínas e cálcio do que o leite de vaca.

Assim, se optar pelo leite de arroz como substituto do leite de vaca, é importantíssimo escolher bebidas de arroz enriquecidas, principalmente com cálcio e vitamina D. Ou então simplesmente, complementar a ingestão diária destes nutrientes essenciais a partir de outros alimentos.

bebida vegetal de arroz

Como fazer leite de arroz em casa: receita simples

Como verá, é fácil e simples fazer leite de arroz. De seguida vamos explicar que ingredientes são necessários e quais os passos a seguir para a sua preparação em casa.

Ingredientes para o leite de arroz:

  • 1 chávena de arroz
  • 10 chávenas de água
  • 1 pitada de sal marinho fino

Passos para fazer leite de arroz:

  1. Em primeiro lugar lave o arroz.
  2. Toste-o em lume mínimo até ficar dourado.
  3. Mexa bem com ajuda de uma colher de madeira (para evitar que pegue).
  4. Junte a água.
  5. Cozinhe durante 2 horas em lume brando (com a panela tapada).
  6. Passado o tempo de cozedura, filtre e adoce se desejar.

 

O que é melhor? Optar por leite de arroz integral

Tendo em conta as qualidades nutritivas que um alimento integral tem sempre, pois é mais completo e rico em fibras, deve sempre optar pela bebida de arroz de origem integral.

No entanto, é verdade que é difícil encontrar no mercado marcas que ofereçam bebidas de arroz feitas com arroz integral. Portanto, a recomendação é simples: tentar sempre fazê-la em casa com grãos de arroz integral.

 

Contra-indicações da bebida de arroz

Apesar do leite de arroz ser uma bebida natural com muitos benefícios, há uma série de contra-indicações que devemos ter em conta antes de a consumir:

  • Baixo conteúdo nutritivo: Apesar de ser uma bebida com algumas quantidades interessantes de vitaminas e minerais, tem poucas proteínas, cálcio e vitaminas do grupo B. Por isso, a melhor opção é cobrir esta lacuna com outros alimentos ou com bebidas de arroz enriquecidas. Por exemplo, um copo de leite de vaca tem uns 8 gramas de proteínas, enquanto o leite de arroz apenas tem 2 gramas.
  • Diabetes: a bebida de arroz não é adequada para pessoas diabéticas, especialmente porque tem um elevado índice glicémico.
  • Não é adequada para bebés e crianças pequenas: tem-se discutido bastante a relação entre o arsénico e o arroz. Sabe-se que a bebida de arroz pode ter quantidades baixas de arsénico que não deverão ser prejudiciais aos adultos (sempre que o consumo não for excessivo). No entanto, é precisamente por este motivo que não se recomenda o seu consumo a bebés ou crianças pequenas, mesmo que esse consumo seja reduzido.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.