Rica Saude

O iogurte pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose

intolerantes à lactoseHá bastantes mitos relativos aos iogurtes de origem láctea. Um dos mais difundidos é que os iogurtes contêm lactose, e por isso não são recomendáveis para pessoas intolerantes a este tipo de açúcar presente no leite dos mamíferos.

Apesar de ser verdade conterem alguma lactose, um iogurte convencional tem apenas 4 gramas. Tendo em conta que os intolerantes ligeiros ou com dificuldade em digerir a lactose podem digerir até 12 gramas por dia sem grandes problemas, então o iogurte pode ser uma opção para elas.

Estima-se que 34% dos portugueses tenham problemas para digerir a lactose. Isso deve-se ao facto do nosso corpo precisar de uma enzima chamada láctase para digerir este açúcar, mas muitas vezes o intestino delgado não consegue produzir quantidades suficientes desta enzima. Por essa razão, existem pessoas que não se sentem bem quando bebem leite de vaca ou seus derivados.

Os sintomas aparecem frequentemente meia hora após terem sido consumidos produtos lácteos, e podem ser piores quando são consumidas grandes quantidades. Os sintomas incluem dores abdominais, cólicas, diarreia, flatulência e náuseas.

Mas o iogurte não devia estar incluído na lista de alimentos proibidos para os intolerantes ligeiros ou com poucos problemas em digerir a lactose. Com efeito, é mesmo recomendável o seu consumo porque os seus fermentos activos chegam vivos ao intestino, onde ajudam a romper e a digerir a lactose.

Graças à acção das enzimas, o iogurte é feito com um sabor único, para além de uma textura agradável e das suas propriedades saudáveis. Em resumo, é uma boa opção para cobrir as necessidades de cálcio diárias, mesmo nas pessoas com alguns problemas em digerir a lactose.

Entre os benefícios mais importantes do iogurte, podemos referir os seguintes:

Exit mobile version