A milenária arte hindu do Ioga já demonstrou ser uma verdadeira panaceia para a saúde, já que a este nível são descobertos com frequência, cada vez mais efeitos saudáveis, o que, através das suas posturas que visam estimular todos os sistemas orgânicos, reforçando-os e potenciando-os a níveis até agora desconhecidos, sendo um deles a saúde da pele.
A acne é uma condição inflamatória da pele, característica entre a população juvenil, que pode chegar a ser muito grave, afectando a integridade psíquica e física de quem dela padece, mas que pode encontrar alívio num sistema de vida tão antigo como o Ioga.
As posturas de ioga ajudam a incrementar a circulação do sangue e dos níveis de oxigénio de uma forma muito efectiva, alcançando assim todos os tecidos, que se revitalizam assim com a oxigenação e se depuram de toxinas, o que favorece a saúde a todos os níveis.
A este efeito estimulador sanguíneo une-se a abertura dos poros, aumentando assim a transpiração, o sistema usado pelo corpo para se livrar das toxinas. Mas, para além destes efeitos, o ioga é uma forma de vida que oferece uma consciencialização geral sobre a saúde, fornecendo um sistema integral para a sua manutenção, desde o físico (posturas), nutricional (dieta) ao espiritual (meditação).
A saúde da pele sempre esteve relacionada nas medicinas orientais, com os pulmões e as emoções como a tristeza, pelo que para o tratamento das suas patologias é necessário uma harmonização psicológica e fisiológica para obter bons resultados e, o ioga oferece todas estas condições.
A prática de ioga é uma luta contra o envelhecimento prematuro, uma condição característica da nossa época, que tem uma origem multifactorial, sendo os predominantes, os efeitos da contaminação ambiental e a má alimentação, pelo que optar pela prática de ioga poderá representar uma boa escolha para uma vida mais saudável.