Uma infecção urinária é uma doença que ataca qualquer zona do sistema urinário. Assim, poderá ocorrer tanto nos rins, como na bexiga, como na uretra. Consoante for o local afetado, também essa infecção terá um nome diferente. Assim, quando é uma infecção nos rins, chama-se pielonefrite, quando ocorre na bexiga, denomina-se cistite, e quanto ataca a uretra, é chamada de uretrite.
Tabela de Conteúdos
Causas da infecção urinária
Sendo uma infeção, o agente responsável é uma bactéria. Normalmente, o organismo causador destas infecções é o Escherichia coli, também conhecido por E coli. Este microrganismo é uma das muitas bactérias que forma a flora intestinal de um ser humano. E se aí é útil e normal, já quando, por várias razões, entra nos canais urinários, torna-se problemática, como efeitos negativos para a saúde da pessoa. Outra razão para sofrer de uma infecção por parte de E coli, está relacionada com a entrada de estirpes diferentes daquelas que o seu intestino abriga, não estando por isso o seu sistema imunológico preparado. Esta doença, apesar de atingir ambos os sexos, ocorre sobretudo nas mulheres. Isto está ligado a uma característica anatómica da mulher, pois a saída da uretra encontra-se muito próxima do ânus, sendo por isso mais sujeita à invasão das bactérias responsáveis pela infecção Existem ainda outras possíveis causas para a infecção urinária, tais como a diabetes, obstrução urinária, doenças sexualmente transmissíveis, infecções ginecológicas, gravidez ou problemas psicológicos, que interfiram no funcionamento da bexiga.
Sintomas
Uma vulgar infecção urinária tem vários sinais e sintomas esclarecedores quanto à natureza do problema. Os sintomas são os seguintes:
-
dificuldade em iniciar o ato urinar;
-
dor e ardor ao urinar;
-
quando a vontade de urinar aparece, é muito urgente;
-
necessidade de urinar muitas vezes, e sempre com pequenas quantidades;
-
coloração da urina mais escura;
-
odor particularmente desagradável da urina;
-
em casos mais graves, presença de sangue na urina.
Quando a infecção atinge os rins, a gravidade do problema é maior, sendo acompanhado por dores lombares, febre, náuseas, calafrios e vómitos.
Prevenção
A melhor forma de combater este problema é através da prevenção. Assim, existem algumas medidas gerais que deverá adotar habitualmente para prevenir a infecção nos canais urinários.
-
urinar sempre que tiver vontade, não retendo mais que o tempo absolutamente necessário;
-
ingerir água em quantidades diárias adequadas;
-
não abusar de antibióticos;
-
praticar sexo seguro, utilizando proteção;
-
urinar após o ato sexual.
No caso das mulheres, devido à sua anatomia, deverão ter ainda outras precauções, tais como lavar sempre a região perianal depois de defecar, limpar-se de frente para trás, não usar demasiado tempo seguido o mesmo penso higiénico, e evitar o uso frequente de roupa interior de tecido sintético.
Tratamento
O tratamento para estas infecções passa essencialmente pelo uso de um antibiótico, adequado à sua infecção em particular. Tenha sempre o cuidado de seguir rigorosamente as indicações do médico, não devendo parar a meio, mesmo que lhe pareça já estar curado.