Os implantes dentários são a solução mais eficaz para reabilitar os dentes perdidos ou deteriorados. Os implantes dentários são mais cómodos e funcionam melhor do que outras soluções ou até mesmo outras próteses, tanto fixas como amovíveis: o facto de imitarem as forças realizadas pelo dente natural evita alterações nos ossos e nos músculos que usamos para mastigar. Ou seja, os implantes não têm influência nas funções anatómicas da boca.
Para além disso, se forem feitos controlos de rotina e se for feita uma boa higiene oral, então os implantes dentários podem durar muito tempo, até mesmo toda a vida.
Mas apesar dos benefícios, há muitos pacientes que preferem passar por este processo o mais rapidamente possível. Por esta razão é que apareceram os chamados implantes dentários de carga imediata.
Implantes de carga imediata
Os implantes dentários de carga imediata são um procedimento que é feito num único dia, ou seja, permitem ter dentes em um dia e numa única visita ao especialista. Este tipo de implante não só é mais rápido, como também permite evitar os passos intermédios típicos associados aos implantes de carga não imediata, como por exemplo o uso de prótese removíveis entre os diferentes processos.
Desta forma os pacientes entram de manhã e à noite ou no dia seguinte já podem sair com os implantes e as próteses colocados. Geralmente a prótese é colocada nas 24-48h após a cirurgia de implante. Esta prótese é uma prótese provisória ligada aos implantes recém-colocados, já que a definitiva será colocada após terminado todo o processo de osseointegração.
Contudo, para poder colocar este género de implantes há que reunir toda uma série de requisitos. O mais importante deles é não apresentar antecedentes de patologias sistémicas que possam representar uma complicação para o tratamento. Também é conveniente que a boca tenha uma mordida correcta, ou seja, uma oclusão estável. Finalmente, há que manter uma boa higiene oral, e é desaconselhável o seu uso em pacientes fumadores.
Procedimento para os implantes de um só dia
A base do implante de carga imediata reside na chamada osseointegração dinâmica, que consiste na integração do implante de titânio no osso, e é realizada com a prótese já colocada. A osseointegração não é mais do que o processo natural do próprio organismo para aceitar os implantes dentários colocados na estrutura óssea.
Desta forma, tudo é feito numa única intervenção e pode ser feita no mesmo dia em que o paciente recupere todas as funções do dente. Este procedimento imediato também permite que muitas pessoas mostrem satisfação porque não têm de andar com próteses removíveis durante o processo de osseointegração, o qual muitas vezes leva a abandonar o tratamento.
Para além disso, a nível estético é uma grande vantagem, porque não se passa um só dia sem o dente. Por essa razão, este tipo de implantes é particularmente recomendado para os casos de doença periodontal ou quando há necessidade de tratamento dentário.
Em resumo, estas são as principais vantagens do implante de carga imediata:
- O procedimento é simples e podem ser colocados os implantes necessários para arcada completa (6 a 8 implantes dentários).
- Osseointegração dinâmica: a integração do implante de titânio é realizada com a prótese já colocada. As próteses ficam bem fixas e não têm qualquer risco de cair com a passagem do tempo devido a uma má fixação, o que é quase como se a prótese tivesse a sua própria raiz.
- Não é preciso andar com dentaduras removíveis durante a osseointegração, o que evita problemas e o possível abandono do tratamento.
- Se for necessário repor mais do que um dente, este tipo de procedimento é o mais apropriado devido à sua rapidez e facilidade.
- Diminuição do estresse e do medo de ir ao dentista, porque o procedimento não tem diversas fases e não se prolonga durante dias, o que também pode evitar possíveis complicações.
Esteticamente não representa qualquer problema, porque pode ser coberta imediatamente o buraco deixado pela falta de um dente. Para além disso, também não haverá qualquer problema do ponto de vista fonético ou funcional.
Harald Ross
Abril 20, 2021ONDE E POSSIVLE???
Germano Esnarriaga
Janeiro 3, 2018Excelente matéria sobre recuperação da saúde, beleza, musculatura etc. Parabéns!!!!