Hipericão

Hipericão – Uma Planta Antidepressiva

O Hipericão é uma das plantas mais procuradas na fitoterapia para modulação do humor.
Hipericão

O que é?

O Hypericum perforatum ou também chamado St. John’s wort (erva-de-são-joão) ou simplesmente Hipericão é uma planta de flores amarelas com efeitos antidepressivos.
Existe na forma de chá, mas é na forma de suplemento alimentar (líquido ou cápsulas) que os seus efeitos mais são visíveis. Os compostos ativos são extraídos das folhas e flores.
A hipericina e hiperforina são os nomes dos compostos existentes no Hipericão que agem como mensageiros químicos no sistema nervoso central, conseguindo modular o humor. Esta planta aumenta, por exemplo, os níveis de serotonina.

Benefícios

Os efeitos do Hipericão são visíveis em sintomas depressivos leves e moderados e fazem-se sentir normalmente 2 a 3 semanas depois do inicio da toma. É utilizado para ajudar em sintomas que normalmente acompanham a depressão: ansiedade, cansaço, perda de apetite e distúrbios de sono.
Não parece ter efeito em depressões graves.
Nem todas as preparações de Hipericão são iguais, pois existem diversas espécies. Certifique-se de que escolhe um suplemento de qualidade, que tenha em todas as cápsulas a mesma espécie de Hipericão.

Dosagens

Na maioria dos estudos foi utilizada uma dosagem de 250 a 300 mg de Hipericão 3 vezes ao dia (0.2 a 0.3% de hipericina e 2 a 5% de hiperforina).
Em crianças a dosagem é muito menor: 300 mg por dia.

Seguração/Efeitos adversos

  • Pode causar alguns efeitos secundários como desconforto abdominal ou dores de cabeça – mas em menor proporção que os antidepressivos convencionais.
  • O principal problema desta suplementação é a possibilidade de interacção com outros medicamentos. Interage por exemplo com medicamentos tomados em casos de HIV, com antidepressivos, antivoagulantes, medicamentos para a dor – aconselhe-se com o seu médico e diga sempre toda a medicação que está a tomar.
  • Suplementos ou tisanas de Hipericão podem diminuir a eficácia da pílula contraceptiva.
  • Não tomar durante a gravidez ou aleitamento.
  • Os estudos feitos com Hipericão são todos de curto prazo, por isso não deve fazer esta suplementação de modo continuado.
  • Não deixe de tomar Hipericão abruptamente. Faça um período de desmame.
Pela grande possibilidade de interacção com medicamentos, a toma de Hipericão deve ser prudente e de acordo com os conselhos do seu médico.
Priviligie outras abordagens sempre que puder.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.