Higienismo e a dieta higienista

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dieta higienistaO higienismo e a dieta higienista surgiram nos finais do século XVIII, como um movimento que relaciona o ambiente envolvente e a saúde física e emocional.

O higienismo trata de divulgar a higiene vital que são padrões de vida ideal para manter ou recuperar a saúde

 

Algumas notas básicas do higienismo

Estar em continuo contacto com a natureza, passear pelo campo sempre que seja possível, tomar consciência das mudanças de estação, do ritmo dia e noite, etc.

Praticar exercício físico, dormir as horas necessárias, evitar situações desnecessárias estressantes.

Prescindir ao máximo de substâncias químicas e evitar os medicamentos (na medida do possível). Não usar cosméticos químicos, usar roupa à base de fibras naturais, evitar o uso de produtos químicos de higiene e limpeza no lar, etc.

Sanar as nossas emoções, rodear-nos de um ambiente positivo, solucionar “temas pendentes” com outras pessoas, trabalhar naquilo que nos dá satisfação pessoal, rir, dançar, etc.

Praticar pontualmente jejum a fim de desintoxicar o organismo.

Dieta rica em frutas, verduras, frutos secos e legumes adaptada a cada caso em particular e tratando de respeitar as compatibilidades entre os alimentos.

 

Em que consiste a dieta higienista

A dieta higienista baseia-se em a alimentação ser um factor básico da saúde.

As alimentos devem ser cultivados de forma saudável para nós e para o meio ambiente prescindindo de produtos químicos, aditivos, etc.

Evitar, na medida do possível, alimentos de origem animal a fim de evitar o sofrimento dos animais e ao mesmo tempo ter uma dieta mais saudável

Devem consumir-se, de forma geral, crus a fim de manter todas as suas propriedades e que sejam alimentos da estação correspondente.

Na hora de comer há que respeitar a combinação de alimentos ou dieta dissociada e por isso não se deve misturar proteínas (carne, peixe, legumes, produtos lácteos, etc.) com hidratos de carbono (aveia, arroz, trigo, centeio, cevada, milho, massa, pão, batatas, etc.) já que o nosso sistema digestivo fabrica diferentes fluidos para cada grupo de alimentos. Também não se deve misturar, na mesma refeição, frutas e verduras ou frutas doces e ácidas.

De uma forma geral a dieta será rica em frutas, verduras, algas, frutos secos e legumes e evitar o consumo de sal.

 

Curiosidades sobre a dieta higienista

Hipócrates, séculos antes de Jesus Cristo, esteve na base do higienismo ao proclamar “que o teu alimento seja a tua medicina e a tua medicina seja o teu alimento”. Pitágoras, Leonardo da Vinci ou Mahatma Gandhi foram, entre muitos outros, famosos higienistas.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...