Hidroginástica: emagrecer na água. Hoje em dia todos sabem que a actividade física é um dos melhores aliados para perder peso (quando combinado com uma dieta equilibrada e saudável). Mas quando falamos em emagrecer, podemos afirmar peremptoriamente que a natação é a actividade que mais benefícios nos pode trazer, não só porque ajuda a perder peso, como ainda nos traz mais saúde e ajuda a trabalhar todos os músculos do corpo.
Tabela de Conteúdos
Queimar gordura dentro de água
Está provado que a melhor forma de queimar gordura na água é nadando a um ritmo aeróbico, ou seja, por períodos superiores a 30 minutos (seguidos) para se começar a queimar gordura. É preciso ter em atenção que um trabalho aeróbico implica um ritmo constante e suave, sem grandes agitações, de forma ao nosso corpo se poder adaptar a um ritmo cómodo.
Por exemplo, se uma pessoa começar a praticar natação, pode treinar nadando 1000 a 2000 metros por dia, mas para começar a queimar gordura já será necessário nadar uns 4000 metros seguidos. Naturalmente que se deve ir adaptando com calma o corpo a esta exigência física, senão dificilmente conseguirá chegar lá.
Vantagens de nadar
- A natação é um desporto que se adapta muito bem a qualquer dieta, já que pode ser praticada segundo vários níveis de intensidade e ajuda a desenvolver a musculatura.
- A natação trabalha quase todo o corpo e a prática desta modalidade desportiva previne o surgimento de lesões ou dores posteriores, quer seja devido a um acidente ou simplesmente devido à idade.
- A natação faz bem à coluna.
Exemplos de treino
Para se fazer um bom treino há que definir quais os objectivos pretendidos. Por vezes também são usadas pranchas, bóias e outros acessórios para ajudar durante os exercícios. Mas vamos ao que interessa:
- Aquecimento / alongamentos durante 15 minutos
- Com uma prancha nas mãos, nade à crawl dando braçadas apenas com um braço, depois mude de braço
- Com os dois braços e com as pernas paradas, com um pull-boy entre as pernas para não afundar
- Crawl completo
- O mesmo que no ponto anterior mas de costas, alternando com crawl
- Nadar de costas
- Bruços ou mariposa com um braço apenas
- Mariposa
- Baixar o ritmo com exercícios relaxantes, cambalhotas, imersões curtas, etc.
Ter em conta que:
Todos os percursos devem ser feitos sem descansar. Deve tentar superar-se todos os dias. É muito importante o ritmo da respiração e a velocidade (intensidade).
Hidroginástica
Uma boa alternativa à natação é o trabalho na água. A hidroginástica é uma prática muito completa pois aproveita todos os benefícios relacionados com o exercício na água para melhorar a condição física. Juntamente com a natação, tem um efeito terapêutico e anti-stress enorme, ajudando a estar bem no corpo e na mente.
O ideal é praticar hidroginástica de forma regular, pelo menos durante uma hora e duas vezes por semana. Assim poderá melhorar a condição cardiorrespiratória, a flexibilidade, a coordenação motora global, o ritmo e a agilidade. Para além disso, corrige a postura, contribui para o relaxamento, desenvolve a condição física, proporciona ao individuo uma aparência mais juvenil e diminui a probabilidade de vir a contrair doenças.
Entre os seus benefícios a nível psicológico, diz-se que a hidroginástica proporciona uma maior capacidade de resistência ao estresse, melhora a autoconfiança e a auto-estima, ajudando a prevenir doenças psicossomáticas como a depressão e as fobias.
Para além disso, o simples facto de se estar na água dá prazer e alivia as tensões musculares, dando um maior bem-estar físico e mental.
Na hidroginástica são utilizados mais músculos e há um maior gasto calórico do que na ginástica tradicional. Este género de exercício é ideal para combater o excesso de peso quase sem nos darmos conta disso.
Outra das vantagens de praticar hidroginástica está no facto de ajudar a evitar o calor e a humidade do verão.
Quando falamos de hidroginástica, referimo-nos à prática de exercícios na água. Faz-se o dobro do esforço em relação ao exercício em superfícies sólidas e são queimadas muitas mais calorias. Para além disso, a água massageia constantemente o nosso corpo e fazemos exercício no meio mais relaxante que existe.
Dentro dos exercícios na água podemos mencionar uma lista com diversas variantes:
- Corrida: dentro d’água e durante alguns minutos, corra de uma borda da piscina à outra tentando levar os joelhos até a altura dos quadris.
- Caminhada: se a ideia for fazer um exercício leve, a caminhada na água é uma boa opção porque exige mais força do músculo, mas tem risco de lesão reduzido.
- Braçadas: segundo os personal trainers, para definir os braços a dica é apostar na natação. “Praticar de duas a três vezes por semana em intensidade moderada garante bons resultados”, dizem.
- Vai e vem: o espaguete, usado para brincar na água, pode ser instrumento de exercício aquático. Com os braços esticados na altura dos ombros, segure o espaguete e faça movimentos para frente e para trás e depois para cima e para baixo. Isso ajudará a fortalecer os braços.
- Empurra: outro exercício consiste em ficar com os braços semi-flexionados abertos na linha dos ombros e fazer o movimento de empurrar a água para abrir e fechar os braços. A palma das mãos deve estar virada para frente, os pés apoiados no chão e as penas afastadas na largura dos quadris.
- Chuto: de costas para a borda da piscina e com os braços apoiados no espaguete ou na própria borda, eleve os joelhos até formar 90º e estenda as pernas para a frente como se estivesse a dar um chuto.
- No bumbum: flexionar os joelhos para trás, levando o calcanhar até os glúteos para é uma boa opção de exercício, que pode ser feita com o espaguete apoiado no peito do pé.
Qual a razão para fazer hidroginástica?
Porque é ideal para quem leva uma vida muito sedentária, para quem tem excesso de peso, problemas de costas, e para quem não está em forma ou leva uma vida muito estressante.
Porque ajuda a endurecer os músculos, a moldar o corpo de forma suave, queima calorias e elimina o estresse.
Porque é 100 % seguro. O exercício na água é o menos lesivo que existe pois não obriga a suportar o peso do corpo, não se sofrendo com os impactos e movimentos.
Porque combate o calor. É a melhor forma de treinar sem estar sujeito aos excessos de esforço quando a temperatura está mais elevada. Ajuda a evitar desmaios e a desidratação.
A hidroginástica é ideal para:
- Pessoas com problemas cardiorrespiratórios leves ou moderados.
- Pessoas sedentárias e com pouca actividade física.
- Problemas psicomotores, de coordenação dinâmica geral e equilíbrio tanto dinâmico como estático.
- Falta de tonicidade muscular, hipotonia e atrofia geral.
- Pouca mobilidade articular e flexibilidade.
- Pessoas nervosas, inquietas, estressadas e com dificuldade para relaxar.
- Problemas de falta de auto-estima, pouca autoconfiança e de expressão negativa no dia-a-dia.
- Atitude postural incorrecta.
- Falta de ritmo e agilidade.
- Lesões gerais de toda a coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar)
- Pessoas obesas
- Grávidas
- E de uma forma geral para todas aquelas pessoas que gostam do meio aquático e que têm vontade de fazer exercício físico.