Causas para o aparecimento de herpes labial

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

herpes labialAinda há muita gente que não sabe o que é o herpes labial. Basicamente, o herpes labial é um problema de saúde que se manifesta na zona da boca, sendo bastante comum, e que, infelizmente não tem cura. É uma doença infecciosa viral, que caracterizada pelo aparecimento de lesões cutâneas formadas por pequenas vesículas (bolhas) agrupadas em racimo, e rodeadas por um halo vermelho. É causada pelo vírus herpes simplex. Existem dois serotipos de vírus herpes simplex, o tipo 1 (VHS 1), que afecta a face, lábios, boca e parte superior do corpo, e o tipo 2 (VHS 2), que ocorre mais frequentemente nos genitais (herpes genital) e parte inferior do corpo.

No entanto, existem alguns remédios e precauções que podem ajudar a melhorar toda a zona afectada. Por essa razão, vamos hoje conhecer mais detalhadamente quais são as causas que provocam o herpes labial, para que possa ter isso em conta e assim evitar, na medida do possível, o seu aparecimento.

 

Exposição excessiva ao sol

Uma das causas mais comuns para o aparecimento do incómodo herpes labial costuma ser a exposição excessiva da pele aos efeitos dos raios solares. Durante os meses de verão é bastante normal haver muitas pessoas que sofrem deste problema porque não se protegem como realmente deviam. Os raios de sol podem fazer com que o herpes labial fique pior e se estenda por toda a zona dos lábios. É por essa razão que os médicos recomendam que se evite tomar banhos de sol durante as horas em que o sol está mais forte, bem como proteger os lábios com um pouco de creme de protecção solar.

 

Exposição a temperaturas muito frias

Nem só no verão se pode sofrer deste problema nos lábios. Também durante os meses de inverno e devido às baixas temperaturas, os lábios podem ser afectados com este problema. O frio faz com que os lábios sejam uma das zonas que mais sofrem com o mesmo, provocando o aparecimento de gretas e dando lugar ao herpes labial. Para evitar este problema, os dermatologistas recomendam o uso de cremes específicos que ajudem a manter os lábios bem hidratados e em bom estado.

Outro conselho bastante eficaz consiste em proteger a zona em questão com roupas quentes como cachecóis ou lenços.

 

Alterações hormonais

É muito comum e habitual que muitas mulheres com alterações hormonais possam também sofrer com o problema do herpes labial. Estas mudanças que costumam surgir em várias fases da vida como a menopausa ou a menstruação, e fazem com que o sistema imunitário seja afectado e consequentemente favorecem o aparecimento do herpes labial.

 

Estados febris

Outra das causas mais habituais para o surgimento de herpes labial costumam ser os estados febris. A febre debilita as defesas do corpo e faz com que o herpes se forme mais rapidamente na zona dos lábios.

 

Defesas baixas também pode ajudar ao aparecimento de herpes labial

Uma última causa para o aparecimento de herpes labial é a diminuição das defesas do corpo causada por doenças tão comuns como os resfriados ou as gripes. Estas fazem com que os lábios ganhem ferida mais facilmente e se inflamem.

Para evitar este problema, o melhor é levar uma vida o mais saudável possível com uma dieta balanceada e equilibrada, que permita manter o sistema imunitário fortalecido e com boas defesas.

 

Estas são as causas mais comuns para o aparecimento do herpes labial nos lábios. Como pôde verificar nas linhas mais acima, se levar uma vida saudável e proteger bem a pele, irá conseguir evitar mais facilmente o surgimento do herpes labial e manter esta zona do rosto no melhor estado possível.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...