O tipo de hérnia depende da sua localização:
- Hérnia femoral é uma protuberância na parte superior do músculo, logo abaixo da virilha. Este tipo é mais comum nas mulheres do que nos homens.
- A hérnia de hiato surge na parte superior do estômago. Uma parte da região superior do estômago entra no tórax.
- Hérnia cirúrgica, incisional ou eventração pode ocorrer devido a uma cicatriz quando já se fez uma cirurgia abdominal anteriormente.
- Hérnia umbilical é uma protuberância em volta do umbigo. Ocorre quando o músculo em volta do umbigo não fecha completamente depois do nascimento.
- Hérnia inguinal é uma protuberância na virilha. Este tipo é mais comum nos homens. Pode baixar até ao escroto.
Tabela de Conteúdos
Causas
Não há normalmente uma causa clara para o seu aparecimento. Por vezes aparecem devido a:
- Levantamento de objectos pesados
- Fazer esforço na casa de banho para defecar
- Fazer qualquer actividade que eleve a pressão dentro do abdómen
As hérnias podem surgir logo ao nascer, mas é possível que a protuberância não seja notória até mais tarde. Algumas pessoas já têm antecedentes familiares.
Os bebés e as crianças podem desenvolver hérnias. Isto sucede quando há uma fraqueza na parede abdominal. As hérnias inguinais são comuns nas crianças. Algumas crianças não apresentam sintomas até à idade adulta.
Qualquer actividade ou problema de saúde que aumente a pressão no tecido e nos músculos da parede abdominal podem levar ao seu aparecimento, nomeadamente:
- Prisão de ventre crónica e fazer força para defecar
- Tosse crónica ou espirros
- Fibrose cística
- Alargamento da próstata, esforço para urinar
- Excesso de peso
- Líquido no abdómen (ascite)
- Diálise peritoneal
- Desnutrição
- Tabagismo
- Esforços excessivos
- Testículo que não desceu (criptorquidia)
Sintomas de hérnia
De uma forma geral não existem grandes sintomas. Algumas pessoas têm desconforto ou dor. O desconforto pode ser pior quando se pára, quando se faz esforços ou se levanta objectos pesados. Mais cedo ou mais tarde, a queixa mais comum é uma protuberância sensível e em crescimento.
Quando aumenta de tamanho, pode ficar presa dentro do orifício e perder a irrigação sanguínea. Isto designa-se por estrangulação. Os sintomas incluem:
- Náuseas e vómitos
- Não ser capaz de eliminar gases ou ter evacuações intestinais
Quando aparece deve ser feita uma cirurgia imediata.
Testes e exames
O médico geralmente pode ver ou sentir a hérnia quando examina a pessoa. Pode pedir ao paciente para tossir, agachar-se, puxar ou levantar alguma coisa. A hérnia pode aumentar quando se faz isto.
É possível que a protuberância não seja facilmente visível nos bebés e nas crianças, excepto quando estão a chorar ou tossir.
Pode ser feita uma ecografia ou tomografia computorizada para procurar a hérnia.
Se houver uma obstrução no intestino, provavelmente será feita uma radiografia ao abdómen.
Tratamento
A cirurgia é o único tratamento que pode reparar uma hérnia permanentemente. A cirurgia pode ser mais arriscada em pessoas com problemas de saúde graves.
A cirurgia repara o tecido enfraquecido da parede abdominal (fáscia) e é fechado qualquer buraco. A maioria das hérnias é fechada com pontos e por vezes com pedaços de tecido para selar o orifício.
Uma hérnia umbilical que não sare por si própria quando uma criança tiver 5 anos de idade provavelmente deverá será reparada.
Prognóstico
O desenlace clínico (resultado) para a maioria das hérnias geralmente é positivo com o tratamento. É pouco comum que uma hérnia reapareça. As hérnias cirúrgicas têm maiores probabilidades de reaparecer.
Possíveis complicações
Raramente a reparação de uma hérnia inguinal pode provocar danos nas estruturas envolvidas no funcionamento dos testículos de um homem.
Outro risco da cirurgia de uma hérnia são os danos nos nervos, o que pode levar a que ocorra uma falta de sensibilidade na área da virilha.
Se uma parte do intestino ficou presa ou estrangulada antes da cirurgia, poderá eventualmente haver uma perfuração intestinal ou morte do intestino.
Quando deve contactar o médico
Consulte imediatamente um médico no caso de:
- Ter uma hérnia dolorosa e a protuberância não pode ser reintroduzida no abdómen usando uma pressão suave
- Apresenta náuseas, vómitos ou febre juntamente com a hérnia dolorosa
- Tem uma hérnia que apresenta uma cor vermelha, púrpura, escura ou muda de cor
Chame um médico se:
- Tem dores, inflamação ou uma protuberância na virilha
- Tem uma protuberância/inchaço na virilha ou umbigo que esteja relacionada com uma incisão cirúrgica prévia
Prevenção
Para prevenir uma hérnia deve:
- Utilizar técnicas apropriadas de levantamento de pesos.
- Perder peso se tiver excesso de peso.
- Aliviar ou evitar a prisão de ventre comendo muita fibra, bebendo muitos líquidos, indo à casa de banho logo que sinta vontade e fazendo exercício físico regularmente.
Os homens devem consultar o médico se fazem esforço com a micção porque isso pode ser um sintoma de um aumento do tamanho da próstata.