O que é a Hemoglobina globular média (HGM) e quais os valores normais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Hemoglobina globular médiaA Hemoglobina globular média (HGM) ajuda a saber qual a quantidade média de hemoglobina presente dentro dos glóbulos vermelhos. Por que razão esta sobe ou baixa? Saiba aqui quais os valores normais de HGM.

A Hemoglobina globular média (HGM) é um parâmetro ou elemento que encontramos na análise ao sangue, mais concretamente no item conhecido medicamente pelo nome de hemograma. O seu estudo permite saber qual o tamanho médio que a hemoglobina tem no interior do glóbulo vermelho. Mas este valor deve-se diferenciar da análise da hemoglobina.

A hemoglobina é um componente importante dos glóbulos vermelhos no sangue, já que consiste numa proteína dos glóbulos vermelhos que, para além de actuar como pigmento que dá aquela cor vermelha característica, também leva o oxigénio dos pulmões para o resto do corpo.

Por essa razão, a sua medição é importante num hemograma completo, dado que é um indicativo da quantidade média de hemoglobina existente no momento da realização da análise, ou seja, que cada glóbulo vermelho contém. É utilizada habitualmente no diagnóstico da uma possível anemia, juntamente com outros parâmetros habituais, como por exemplo o Volume Corpuscular Médio, também conhecido medicamente como VCM.

 

Em que consiste a hemoglobina globular média (HGM) e porque é feita a sua análise?

Se tivermos em conta que a hemoglobina é um componente fundamental dos glóbulos vermelhos e que consiste numa proteína formada por ferro, que por sua vez actua como pigmento da cor do sangue, a análise da hemoglobina globular média dá-nos a possibilidade de saber a quantidade média existente de hemoglobina em cada glóbulo vermelho.

Como referimos anteriormente, é muito útil para que o médico obtenha uma classificação das anemias em função dos níveis baixos de HGM (anemia hipocrómica) ou dos níveis altos de HGM (anemia hipercrómica).

 

Valores normais da hemoglobina globular média (HGM)

Os valores de referência da HGM (ou valores normais no fim de contas) estão entre os 27 e 33 pc (picogramas). Embora estes níveis possam variar ligeiramente (depende de cada laboratório onde é feita a análise), considerando-se também como normais os valores entre 27 e 31 picogramas por célula.

hgm

Alterações da hemoglobina globular média (HGM). Quais são as causas?

 

HGM baixa (ou hemoglobina globular média diminuída)

Quando a hemoglobina globular média se situa abaixo dos valores considerados normais, na maior parte das vezes isso deve-se à presença de uma anemia por falta de hemoglobina, sendo a mais habitual a anemia por défice de ferro.

 

HGM alta (ou Hemoglobina globular média elevada)

Quando a HGM se situa acima dos níveis normais, isso pode ser devido à existência de uma anemia hipercrómica, embora não seja muito habitual, sendo raros estes casos.

Para além disso, pode ser um alerta sobre um possível défice de ácido fólico (vitamina B9) ou de vitamina B12.

 

Valores de HGM e a VCM no diagnóstico da anemia

Por outro lado, a análise conjunta da hemoglobina globular média com o volume corpuscular médio (VCM) pode ser bastante útil para obter um diagnóstico mais preciso da anemia. São estabelecidos os seguintes valores de referência:

  • VCM e HGM normais: anemia normocítica.
  • HGM e VCM baixas: anemia microcítica.
  • VCM elevada: anemia microcítica.

Trata-se assim de um elemento da maior importância num hemograma completo e na análise sanguínea de rotina que fazemos periodicamente por recomendação do nosso médico de família.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.