Hábitos Alimentares

Hábitos Alimentares, Perguntas e Respostas

Hábitos AlimentaresNo dia a dia surgem muitas dúvidas com relação aos nossos hábitos alimentares. Como por exemplo que alimentos são melhores para a saúde. Ou quais são mais os calóricos. Quantas vezes não falamos sobre os nossos hábitos alimentares? É um assunto que às vezes gera algumas dúvidas, portanto este artigo vai tentar esclarecer algumas questões que aparecem de vez em quando.

Tabela de Conteúdos

Azeitone ou amendoim?

Esses dois alimentos são muito comuns em bares ou quando recebemos alguém em nossa casa. Dessa forma é bom saber qual é o mais calórico, ou qual é o melhor para a sua saúde bem como de seus convidados.
O amendoim possui cerca de 600 kcal para cada 100 gramas, além de possuir um valor de sódio elevado no caso de ser torrado e salgado, o que pode gerar gases em algumas pessoas.
Já para 100 gramas de azeitonas você irá encontrar 115 kcal, ou seja, bem menos calorias que o amendoim. Outra vantagem da azeitona é que a mesma funciona como um laxante, portanto pode ser útil para quem tem o intestino preso. Também ajuda bastante o bom colesterol.

Quindim ou brigadeiro?

A grande diferença aqui está relacionada com o colesterol. O quindim possui aproximadamente 20 vezes mais colesterol que o brigadeiro, o que convenhamos não é nada bom para a saúde de qualquer pessoa. Já com relação às calorias, não há grande diferença. Em um brigadeiro médio com aproximadamente 25 gramas você irá encontrar cerca de 22 kcal a mais do que no quindim.

Cottage ou ricota?

Em termos de quantidade de calorias, não há grande diferença, mas se falarmos sobre colesterol, o menor teor é o queijo cottage. Além dele, os que têm menos teor de gorduras trans, são o requeijão light e a ricota.

Manteiga ou margarina?

Aqui temos um assunto bastante discutido por muita gente. Várias pessoas defendem arduamente os seus hábitos alimentares com a presença da manteiga enquanto outros preferem somente margarina. Quem tem razão? A dúvida surgiu pois a manteiga possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas, porquê é feita a partir da nata do leite. Em função disso ela se tornou inimiga de várias dietas, fazendo com que muitas pessoas optassem pela margarina.
Um detalhe que faz grande diferença é que a margarina só será menos prejudicial à saúde do que a manteiga se estivermos utilizando margarinas com baixo teor de gorduras trans e gorduras saturadas. Caso contrário, estaremos ingerindo um produto tão desfavorável quanto à manteiga. Em termos de calorias, a margarina light possui em média 91kcal contra 140kcal da manteiga, ambas com aproximadamente 20 a 25g.

Pão integral ou pão light?

Se você se importar mais com a quantidade de calorias, o pão light deverá ser a sua primeira escolha, pois geralmente têm bem menos da metade das calorias do pão integral. Já se você der mais valor aos benefícios para a saúde, o pão integral é melhor, pois é rico em fibras o que ajuda a digestão e reduz o colesterol.

Cerveja ou vinho?

Outra grande dúvida que paira na cabeça das pessoas é quando comparamos a cerveja com o vinho. Não vamos levar em consideração os diferentes tipos de cerveja. Pegamos por exemplo a cerveja Pilsen (loira). Vale lembrar aqui que 1g de álcool irá fornecer 7kcal, portanto como o vinho tem maior teor alcoólico, será mais calórico se comparado à cerveja.

Açúcar ou adoçante?

Para quem gosta de açúcar, saiba que o açúcar refinado é altamente calórico, podendo causar problemas de aumento de peso ou o aumento da produção de insulina, além do aumento de cáries. Se não abrir mão do açúcar, procure o light ou o mascavo. O primeiro tem as mesmas calorias do açúcar comum, porém mais doce, o que faz com que seja necessária uma quantidade menor para se obter o mesmo sabor doce. Já o açúcar mascavo, embora não faça parte efetiva dos hábitos alimentares da grande maioria das pessoas, é melhor para a saúde, pois não por não ser industrializado, mantém os seus nutrientes.
Recentemente muita gente passou a dizer que os adoçantes fazem mal à saúde. A verdade é que não há até agora estudos conclusivos que provem cientificamente que os adoçantes fazem mal. Há pesquisas nesse sentido, mas dizer que os adoçantes fazem mal à saúde ainda é um pouco precoce.
Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas questões relacionadas aos hábitos alimentares das pessoas.
E você tem algum caso que gostaria de partilhar aqui?
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.